Mais de 15.500 pessoas já realizaram o cadastro para a fase de vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades até a tarde desta quarta-feira (28). A estimativa é que, em Londrina, mais de 25 mil pessoas se encaixem nessa fase da vacinação do Plano Nacional de Imunização, sem contar as gestantes e as mulheres em pós-parto.
O cadastramento deste grupo prioritário é alto desde o início. Apenas nos 30 primeiros minutos, mais de 800 pessoas tinham feito o cadastramento.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explicou que essa é a primeira etapa do processo para a vacinação desse público alvo. Por isso, as pessoas precisam se atentar que não são todos os graus das comorbidades que garantem a vacina nesta fase. Além disso, no momento não há uma previsão para a data em que essas pessoas devem receber a dose do imunizante contra o novo coronavírus.
No cadastro, realizado no site da Prefeitura, é preciso informar todas as informações necessárias. Quem tem plano de saúde particular precisa apresentar um formulário próprio da Secretaria de Saúde, preenchido pelo médico responsável pelo acompanhamento do paciente.
Isso vai ser enviado em um envelope fechado, junto à cópia do RG, CPF e comprovante de residência da pessoa com comorbidade, para uma das sedes das unidades escolares da rede pública municipal. Quem é atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), não precisa entregar esse envelope, pois a UBS tem o prontuário médico.