Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Conferência de Políticas para as Mulheres em Londrina tem presença de ministra

Márcia Lopes, ministra das Mulheres, estará na abertura e fará a palestra magna do evento no auditório da Prefeitura; haverá aprovação de propostas e eleição de delegadas para a etapa estadual
23 jun 2025 às 10:32
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Paraíba Drone

Tendo como foco avaliar, debater e propor diretrizes para as políticas públicas em prol das mulheres, será realizada em Londrina, na segunda-feira (23), das 12h às 18h, a Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. A edição 2025 do encontro contará com a participação da londrinense Márcia Lopes, que atualmente dirige o Ministério das Mulheres do Governo Federal. Ela fará a palestra magna discorrendo sobre o papel das conferências nas três esferas de poder, seu compromisso de estado à frente da pasta das mulheres, entre outros temas pertinentes.


Também estarão presentes lideranças e integrantes do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), órgão organizador do evento, incluindo sua presidente Sueli Galhardi, bem como membros do poder público municipal e de instituições da sociedade civil. O local da Conferência será o auditório da sede administrativa da Prefeitura de Londrina, localizado no 2º andar do prédio que fica na avenida Duque de Caxias, 635, Centro Cívico.


A participação do público é gratuita e a inscrição será feita no dia e local do evento, durante o momento de credenciamento que antecede as atividades oficiais. A abertura oficial com presença das autoridades está prevista para começar a partir das 13h.


Pessoas interessadas em participar da Conferência na condição de delegadas, representantes da sociedade civil, ainda poderão se inscrever no dia do evento, mas somente no momento destinado ao credenciamento, das 12h às 13h, devendo apresentar os documentos solicitados por chamamento.


No encontro, serão eleitas as delegadas titulares e suplentes que representarão o poder público municipal e a sociedade civil de Londrina na V Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Paraná, que irá ocorrer nos dias 5, 6 e 7 de agosto deste ano, em Foz do Iguaçu.

Outras notícias

Família fica há 20 dias sem energia por conta de cabo rompido em Londrina

Fios soltos causam interdição e risco a motoristas na zona leste de Londrina

LondriNatal do Bem tem atrações diárias até 25 de dezembro na Saul Elkind


Também irá ocorrer sessões plenárias para apreciação e aprovação das propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual, tendo como base seis eixos temáticos que compõem o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres 2023-2026. São estes:


  • Democracia, Participação e Governança

  • Trabalho, Equidade Salarial e Autonomia Econômica

  • Territórios Livres de Violência e Qualificação das Redes de Atenção à Mulher

  • Direito ao Território e Sustentabilidade

  • Educação não Sexista e Cultura para a Igualdade

  • Saúde Integral e Bem-estar da Mulher


Para a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Marisol Chiesa, a Conferência Municipal representa um momento fundamental de escuta, construção coletiva e fortalecimento das ações que são desejadas para Londrina. “Ter a presença da ministra em nossa cidade é um reconhecimento do trabalho que temos feito e, ao mesmo tempo, um estímulo para avançarmos ainda mais na promoção de direitos e proteção para todas as mulheres. Este encontro reafirma o compromisso da gestão municipal com a participação social e com políticas públicas transformadoras”, destacou.


Sobre o papel das conferências no escopo de ações integradas para fortalecimento das políticas nesse segmento, a presidente do CMDM, Sueli Galhardi, apontou que os encontros buscam avaliar os planos em curso, as realidades e territórios no sentido de implementar e conferir mais solidez às políticas para as mulheres. “Trata-se de um momento essencial, propiciando o encontro de realidades diferentes e diálogos para que o plano nacional possa contemplar as demandas e necessidades dos vários estados brasileiros e suas áreas em sua diversidade e complexidade”, disse.


Galhardi reforçou que a presença da ministra Márcia Lopes, em Londrina, corrobora a relevância das políticas públicas e seus impactos na sociedade. “O Ministério das Mulheres representa o compromisso do estado brasileiro em defender os direitos das mulheres, no enfrentamento a todas as formas de violência contra elas, inclusive as crianças, visando à autonomia e igualdade. Este é um desafio enorme e complexo, de articular a transversalidade de gênero com as demais políticas. A participação da ministra, até por ela ser da cidade, ressalta ainda mais a importância deste trabalho e de possuirmos um órgão gestor estruturado, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, uma das primeiras do Brasil e referência nacional em rede de proteção e serviços de qualidade”, afirmou.


A presidente do CMDM acrescentou que é preciso ampliar os espaços para as mulheres, pensando em estratégias preventivas no enfrentamento à violência e feminicídio. “Nesse sentido, as conferências públicas são importantes ambientes de participação das mulheres de todo o Brasil, algo fundamental no controle social das ações de governo em favor das mulheres”, concluiu.


Quem pode participar – O evento é aberto a qualquer mulher maior de 18 anos, sejam usuárias dos serviços públicos, representantes de conselhos, lideranças comunitárias, estudantes, trabalhadoras e outras.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

13º Salário injeta R$ 800 Milhões em Londrina; Economista alerta sobre Selic e dívidas

Cidade
Imagem de destaque

Vereadores de Londrina propõem injetar R$ 15 mi na Assistência Social via emendas à LOA

Cidade

Câmara aprova ampliação de benefício a carroceiros e prorroga Plano Municipal de Educação

Cidade

Programação de Natal em Cambé terá luzes, shows, balé, coral, teatro e chegada do Papai Noel

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Demissão de professoras em CEI de Londrina causa comoção e protesto de pais

Brasil e mundo
Brasil

Criador de boate eleita 5 vezes 'melhor club do mundo' é achado morto em SC

Brasil e mundo
Brasil

Criança de 5 anos morre ao cair de janela do banheiro do 12º andar de prédio

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 29 anos é entubado após grave acidente na BR-369, em Londrina

TAROBA FM - Noticia dos Famosos Londrina
Brasil

Sandrão diz que andava armado em Tremembé e detona série: "Mentira"

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 10 | Lançamentos da Prestes Construtora

Podcast PodFala com a Tai | EP 5 | Música, Carreira e Paixão | Mateus Moretti

Podcast Café Com Edu Granado | EP 40 | Superação e Aprendizado | Daniel Cardoso

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.