A construção do contorno viário de Palotina, uma obra estratégica para a Região Oeste do Paraná, está na reta final, com 91% de conclusão. O trabalho está concentrado nos segmentos de pavimentação, drenagem, concretagem e sinalização das vias.
Dos cerca de 15,2 quilômetros de extensão da PR-975, que será constituída pelos três trechos do contorno, 14 quilômetros de pavimentação já foram concluídos. A parte mais complexa da obra, o viaduto sobre a PR-182, entrou na fase de concretagem no final de janeiro, e a entrega está prevista para março de 2026.
O investimento total é de R$ 170 milhões, liberados pela Secretaria da Fazenda ao consórcio responsável pela obra. Quando a pavimentação da PR-975 for completamente liberada ao tráfego, a entrada e saída de veículos pesados será mais ágil entre os municípios de Toledo, Terra Roxa, Francisco Alves e Assis Chateaubriand.
Estima-se que aproximadamente 600 caminhões, carretas e ônibus deixarão de passar por dia pela área urbana de Palotina, aliviando o trânsito no centro da cidade e otimizando o transporte de cargas regionais.
A obra foi retomada em 1º de agosto de 2024, após interrupção de cerca de 26 meses, com a C.Vale assumindo a gestão e a contratação da nova empreiteira.