Uma grande manifestação tomou parte da Avenida JK, em frente ao ILECE, nesta sexta-feira (4), reunindo representantes de escolas especializadas, pais e alunos. O protesto teve como objetivo conscientizar a população sobre a ADI 7796 (Ação Direta de Inconstitucionalidade), que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal).
Os manifestantes, com cartazes e faixas, alertam para as consequências da possível decisão a favor da ADI. Representantes das escolas especializadas entendem que a validação dessa ação pode acarretar no fechamento dessas unidades no Paraná. Isso porque, no estado, duas leis que tratam das pessoas com deficiência perderiam a validade, impactando diretamente nos repasses financeiros que hoje são feitos às instituições.
O ILECE, uma das instituições londrinenses de educação especial, atende atualmente cerca de 600 famílias em suas duas unidades. O presidente do ILECE, Roberto Peruzzatto, enfatizou a importância da manutenção do apoio às escolas especializadas.
Representantes das APAEs também participaram do movimento. Márcia Nakagawa, diretora pedagógica da unidade de Ibiporã, que funciona há 56 anos e atende mais de 250 alunos, expressou a apreensão com o futuro do atendimento.
Uma das maiores preocupações dos pais é se os filhos terão o cuidado necessário e o atendimento adequado caso as escolas especializadas sejam afetadas. Para eles, a ADI representa um retrocesso nos direitos e no desenvolvimento das pessoas com deficiência. Amanda Priscila Souza e Patrícia Urizzi, mães de alunos, compartilharam suas angústias sobre a situação.
O engajamento das famílias na manifestação foi notório. Miguel, de apenas cinco anos, trouxe toda a sua família, incluindo a bisavó Saline, de noventa anos. Seus pais, Talita Tavares (confeiteira) e Isaac Tavares (engenheiro civil), estão preocupados com o futuro desse tipo de educação. "O desejo não parte só dos pais, mas também dos alunos", ressaltou Lucilene Silva Barbosa, estudante da APAE.
A mobilização busca sensibilizar a sociedade e o STF sobre a relevância e a necessidade das escolas especializadas para a inclusão e o desenvolvimento pleno de pessoas com deficiência.