Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Escritor e ator londrinense lança box com sua dramaturgia reunida

“Teatro fora da caixa” traz cinco livros entre reedições e inéditos, inclusive “Samba de uma noite de verão”, última obra literária de Londrina contemplada com o Prêmio Jabuti
04 jun 2025 às 11:43
Por: Assessoria de Imprensa

No meio artístico, o espaço cênico alternativo é conhecido como “caixa preta”. Igualmente, diz-se que é “fora da caixa” o pensamento dissidente. O novo projeto literário do escritor, jornalista e professor universitário Renato Forin Jr. brinca com essas expressões. O box “Teatro fora da caixa” reúne, em cinco obras, seus textos teatrais encenados até o presente: reedições revistas e atualizadas de “Samba de uma noite de verão”, “OVO” e “Carne viva”, e dois inéditos, “Olhos nos olhos” e “A vida é um dia (e outros dramas menores)”. Além da coletânea, os textos também serão disponibilizados separadamente. O evento de lançamento acontece no sábado, dia 7 de junho, às 15 horas, no Teatro e Subsolo do SESC Londrina Centro (Rua Fernando de Noronha, 264), com entrada gratuita e venda do box a preço promocional. Na ocasião, o autor fará leituras de trechos das peças com a participação do músico Jhonatan Santos, diretor artístico da Orquestra Bravi. 


O projeto, centrado na popularização da dramaturgia e na edição independente, é realizado a partir de aprovação no PROFICE, Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado do Paraná, com apoio exclusivo da Copel – Pura Energia. Além dos livros físicos, o projeto prevê o lançamento de todos em formato e-book e de um site, que servirá como plataforma multimídia não só para a venda do material, mas também para os internautas acessarem a trajetória de Forin Jr. e outras produções, como canções, vídeos, ensaios e artigos científicos. Acessado por meio do endereço www.renatoforin.com, o site também vai ao ar no dia do lançamento. Parte da tiragem do box está sendo distribuído gratuitamente para bibliotecas e outras instituições de educação e cultura do estado do Paraná. 


“Este é um projeto que me dá muita alegria, por permitir realizar a ponte entre duas paixões: o Teatro e a Literatura. A brincadeira do nome do box, ‘teatro fora da caixa’, tem a ver com essa saída do texto dramático para além do espaço mágico do palco e das coxias, onde ganha materialidade em corpos vivos e em voz vibrante, para outro espaço, este infinito, o da imaginação dos leitores, a partir das páginas e pixels”, explica Renato. O autor ressalta ainda a importância de uma caixa dedicada a este gênero que, se comparado à narrativa e à poesia, é o de menor visibilidade no mercado editorial. “A pequena atenção que as editoras, em geral, dão à dramaturgia no Brasil revela uma espécie de crise de pertencimento do texto dramático, que está numa confluência de linguagens artísticas. Do meu ponto de vista, isso é justamente o que pode gerar mais interesse no livro e torná-lo um objeto desdobrável.” Nesse sentido, as novas edições incluídas em “Teatro fora da caixa” trazem fotos das montagens, projeto gráfico com partes para “montar” e QR codes que levam o leitor a acessar canções autorais citadas nas peças, vídeos e outros elementos. Os livros também incluem textos analíticos de especialistas como a jornalista Célia Musilli, o cineasta Rodrigo Grota, a psicanalista Fernanda Borges e os professores Sonia Pascolati (UEL), Ricardo Augusto de Lima (UEM) e Maria Carolina de Godoy (UEL). 


Outras notícias

Capotamento deixa mulher ferida e duas crianças com ferimentos leves na PRc-467

Passageiro é preso por tráfico de drogas após apreensão de maconha em ônibus em Corbélia

Cigarros contrabandeados são apreendidos em ônibus de linha em Corbélia

Uma das novidades mais aguardadas do box é a edição revista e atualizada do livro “Samba de uma noite de verão”, que está esgotada há mais de um ano e que já trazia, na primeira edição, de 2016, essas características, com CD incluso, partituras e notas explicativas, já que se trata de uma peça musical. A obra foi contemplada no 59º Prêmio Jabuti, em 2017, na categoria Adaptação, no mesmo pódio de Walcyr Carrasco, e no Prêmio Outras Palavras, em 2021. “Foi uma honra representar Londrina neste que é o maior e mais tradicional prêmio literário do país. Ele fez com que a obra fosse muito lida, inclusive como conteúdo paradidáticp em colégios da cidade. Nesta nova edição, as canções ganharam as plataformas digitais, e fiz um minucioso trabalho de atualização de linguagem, pensando nas lutas coletivas, já que a fábula é uma metáfora da formação do Brasil”, destaca Forin Jr. O livro, que reescreve Shakespeare a partir de influências de mitos afro-ameríndios e elementos da cultura nacional, com forte teor crítico, sai agora em sua terceira edição.


Já “OVO” e “Carne viva”, respectivamente publicados em 2021 e 2022, com tiragens limitadas, saem agora em segunda edição, alinhados com o projeto. O primeiro, cujo espetáculo realizou mais de 30 apresentações em Londrina e em cidades como Salvador, Brasília e Porto Alegre, conta a história dos irmãos Édipo e Electra, que passaram a juventude no campo e se encontram, quando adultos, na cidade, por ocasião da morte da mãe, oportunidade em que refletem sobre a fragilidade dos afetos, bem como sobre a passagem das pessoas e das coisas. Com profunda carga poética e influência psicanalítica, a obra venceu os Prêmios Literários da Fundação Cultural do Pará (FCP), um dos mais importantes do país, e foi um dos oito textos brasileiros traduzidos para o francês quando, em 2019, Forin Jr. foi convidado a integrar o projeto “A Nova Dramaturgia Francesa e Brasileira”. Já “Carne viva”, peça de tom político, é a primeira reescritura e transcriação, no Brasil, da obra do dramaturgo austro-húngaro Ödön von Horváth, que foi perseguido pelo nazismo e escreveu no período entreguerras. Em quadros e cenas rápidos, conta a história de Elisabeth, mulher pobre e esfaimada que resolve vender o próprio corpo a um Instituto de Anatomia, depois que morrer, para conseguir dinheiro e continuar vivendo, passando, então, pela humilhação de vários atores sociais. 

Foto: Fábio Alcover


Inéditos 

No lançamento deste sábado, os leitores também terão a oportunidade de conhecer a primeira edição de dois livros: “Olhos nos olhos” e “A vida é um dia (e outros dramas menores)”. “Essas são peças que escrevi a convite de artistas e grupos de Londrina, que guardam uma relação com a cidade, mas não se esgotam nela. Sempre que elaboro uma obra, procuro universalizar os temas e falar de dores e delícias que nos irmanam na nossa humanidade, além de pensá-la em camadas de aprofundamento, de modo que seja acessível a vários públicos, sem deixar de trabalhar com signos internos mais complexos”, resume o escritor. 


“Olhos nos olhos” foi criada entre 2020 e 2021 a pedido do grupo Boca de Baco na comemoração dos seus 30 anos – um dos mais longevos da tradição teatral da cidade. Em condição de isolamento, durante a pandemia, na companhia do diretor Luiz Valcazaras e do idealizador Luciano Bitencourt, o dramaturgo realizou encontros virtuais com o elenco para reflexões sobre a história subjetiva e coletiva da trupe. Essa coletânea de lembranças e reflexões foram misturadas e reinventadas à luz de personagens como Édipo, Antígona, Odisseu, Narciso, as Bacantes – todos conduzidos por Tirésias, vidente cego. O resultado é um texto profundamente metalinguístico e político, cuja trama traz amigos de um antigo grupo teatral, que não se veem há tempos, e se reúnem em um velho teatro onde uma notícia decisiva será revelada.


Por fim, “A vida é um dia (e outros dramas menores)” é um livro-coletânea, a reunião de três textos dramáticos curtos, atravessados pelo espírito de Londrina, que nasceram da relação da dramaturgia e da palavra poética com outras linguagens artísticas. “Sem manjedoura”, escrita a convite do cineasta Rodrigo Grota, tornou-se um curta-metragem e um espetáculo de rua sobre o lado desumanidade da polaridade política. Nela, uma mulher entra em trabalho de parto e sofre às vistas de personagens cegos por pontos de vista ideológicos. “A Vida é um dia”, peça homônima, foi produzida com a Orquestra Bravi e traz quatro poemas épico-dramáticos que abordam a história de Londrina de uma perspectiva diferente da oficial, valorizando o legado negro e kaingang no solo de colonização inglesa. Já “Travessia”, desenvolvida em 2018 para as comemorações dos 25 anos do Ballet de Londrina, faz uma “desmontagem” da trajetória da companhia, revelando sutis confluências com a história da cidade, do país e de dramas íntimos dos artistas.


No dia do lançamento, o box com os cinco livros será vendido ao preço promocional de cem reais. As obras avulsas também estarão disponíveis. O autor estará à disposição para autografar os livros e dialogar com os leitores. 

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Homem é preso após furtar bicicleta nas proximidades do Viaduto da Carelli, em Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Homem é preso por tráfico de drogas após denúncia anônima em Capitão Leônidas Marques

Cidade

Homem quebra vidraça do Fórum de Cascavel e pede para ser preso alegando ameaça de morte

Cidade

Após perda do irmão, menina transforma luto em superação e vence luta de jiu-jitsu

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Casal é encontrado morto em terreno de associação no bairro Maria Luiza, em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Semana terá chuvas e variação de temperaturas em Londrina; confira a previsão

Cidade
Cascavel e região

Homem quebra vidraça do Fórum de Cascavel e pede para ser preso alegando ameaça de morte

Cidade
Cascavel e região

Mulher capota carro enquanto era perseguida pela Guarda Municipal em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.