Cidade

Estudantes de Jornalismo da UEL produzem podcast em parceria com a Tarobá

31 jul 2025 às 16:57

Alunos do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL) produziram dois episódios especiais de podcast em parceria com a Tarobá. A produção, desenvolvida para disciplinas do curso, foi realizada com autonomia dos estudantes no desenvolvimento dos episódios e realização das entrevistas. As gravações foram feitas nos estúdios da Tarobá, com apoio da equipe técnica do grupo.


Me senti muito lisonjeada com a oportunidade de ocupar um espaço profissional de gravação e também com a abertura que o grupo Tarobá deu pra gente enquanto estudantes. Tivemos total liberdade criativa”, relatou Rafaela Morais, estudante que conduziu um dos episódios.


A intenção é que a parceria se torne uma atividade de extensão permanente, aproximando os alunos da prática profissional e fortalecendo os laços entre a universidade e a Tarobá. “A parceria é importante para que os alunos tenham acesso a outras formas de fazer jornalismo, para além do tradicional. Além disso, é uma oportunidade para executarem algo mais profissional, com equipamentos de ponta”, destacou o professor Peterson Dias, idealizador do projeto que também integra a equipe da Tarobá.

O primeiro episódio do programa, entitulado "Pretexto Sonoro", lançado nesta quinta-feira (31), discute as diferenças entre os contratos de trabalho CLT e PJ, com a participação de Laurito Lira Filho, diretor do Sindicato dos Bancários, e o bacharel em Direito Robson Pires.


Já o segundo episódio, que vai ao ar na próxima quinta-feira (7), aborda a produção da série "Na Batalha", realizada em Londrina. O programa contou com a presença da jornalista Alessandra Pajolla, idealizadora da série, e do diretor Helder Fruteira.