No 1º episódio do podcast Pretexto Sonoro, os estudantes de jornalismo da Universidade Estadual de Londrina, Jader Cruz e João Gonçalves, recebem Laurito Lira Filho, Presidente do Sindicato dos Bancários, e Robson Pires, bacharel em Direito e contador, para um debate sobre CLT e PJ, esclarecendo as diferenças entre os contratos de trabalho e as desinformações que circulam nas redes sociais.
Os convidados abordam a origem histórica da CLT, criada por Getúlio Vargas para tutelar o trabalhador, garantindo direitos que não existiam, como aposentadoria e saúde e contrastam isso com a pejotização, ou terceirização da mão de obra, que, quando mal aplicada, pode mascarar um vínculo empregatício e privar o trabalhador de benefícios essenciais.
Robson Pires destaca a confusão criada pela internet em relação à pejotização, que muitas vezes é apenas um “disfarce” para fraudar as leis trabalhistas e Laurito Lira Filho complementa, enfatizando o papel dos sindicatos em assegurar direitos e benefícios que, por vezes, superam o que a própria CLT oferece.
O Pretexto Sonoro é um podcast dos alunos de jornalismo da UEL, em parceria com o Tá no Pod da Tarobá. O programa irá promover debates informativos sobre temas sociais, ajudar o público a refletir e tomar decisões conscientes.
🎧 Ouça no Portal Tarobá, no canal do YouTube e no Spotify
📲 Acompanhe no Instagram: @pretexto.uel
Autor: Pretexto Sonoro – Todos os direitos reservados.