Moradores do Bairro Acquaville, na zona leste de Londrina, relatam estar enfrentando quedas de energia recorrentes desde a semana retrasada, causando uma série de transtornos e gerando revolta pela falta de respostas da Copel (Companhia Paranaense de Energia). A comunidade se sente desamparada, sem informações claras sobre a causa do problema e sem previsão para a solução.
O personal trainer Fernando Azevedo é um dos que expressam a frustração com a situação. A falta de energia constante tem atrapalhado a rotina diária dos residentes. A empresária e síndica Danielle Queiroz relata o impacto direto na vida dos moradores, destacando a quebra da normalidade e a insegurança gerada pela instabilidade no fornecimento de energia.
Além do incômodo, o principal medo dos moradores é o risco de danos aos eletrodomésticos, como geladeiras e televisores, que podem queimar ou ter o seu funcionamento comprometido pelas oscilações de energia. Fernando Azevedo conta sobre o receio de perder a geladeira por conta das interrupções.
Para ajudar a comunidade, o morador e eletrotécnico Volnei de Oliveira dá dicas de como proteger os aparelhos: a principal é sempre desligar os equipamentos da tomada assim que a energia cair, religando-os somente após o retorno total. Ele ressalta que equipamentos com motores, como geladeiras e freezers, são os mais vulneráveis.
Em nota, a Copel informou que uma equipe técnica foi enviada ao local para averiguar a causa das quedas de energia e que ainda está em processo de investigação.