Com mais de 248 quilômetros de trilhos, o transporte ferroviário entre Cascavel e Guarapuava é responsável pelo escoamento de grandes volumes de grãos, proteína animal, cimento, adubo, fertilizantes, calcário e carga geral. Mais de um milhão de toneladas passam por esse modal anualmente, impulsionando a economia do Paraná.
Nossa equipe visitou o terminal ferroviário da Ferroeste em Cascavel para conhecer de perto a operação. São 14 grandes empresas atuando em uma área de aproximadamente 1,7 milhão de metros quadrados, com movimentação constante de caminhões e trens. A cada viagem, uma locomotiva pode transportar cerca de 800 toneladas, o equivalente a cerca de 42 contêineres cheios e 30 vazios.
Para melhorar a logística local, obras de pavimentação e outras melhorias no terminal foram anunciadas para 2025, visando facilitar a circulação dos caminhões que fazem carga e descarga. O anúncio foi feito durante a passagem do governador no Show Rural, reforçando o compromisso com o desenvolvimento da infraestrutura.
Além dos atuais 248 quilômetros de trilhos, o projeto da Nova Ferroeste prevê a expansão para mais de 3.000 quilômetros, conectando regiões produtivas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul aos principais portos. Essa ampliação tornará o escoamento mais eficiente, competitivo e sustentável.
Enquanto o governo aguarda as liberações ambientais necessárias para avançar na expansão, esforços continuam focados em resolver gargalos antigos no terminal, preparando a ferrovia para o futuro.