A Catedral Metropolitana de Londrina anunciou que a Festa do Padroeiro, Sagrado Coração de Jesus, acontece entre os dias 24 e 28 de junho neste ano. O momento especial será marcado por diversas celebrações, com atrações variadas e comidas típicas, incluindo o delicioso bolo de Santo Antônio.
As festividades terão início com o tríduo ao Sagrado Coração de Jesus, realizado nos dias 24, 25 e 26 de junho, sempre às 19h na Catedral de Londrina. Na terça-feira, dia 24, os fiéis rezarão pela juventude com a presença do Padre Dirceu dos Reis. Na quarta-feira, dia 25, as preces serão pela cidade de Londrina com Monsenhor Bernard Gafá; jána quinta-feira, dia 26, a programação inclui orações pelas vocações com o Padre Wendel Perre.
Na sexta-feira, 27 de junho, dia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade, as celebrações acontecerão às 8h da manhã, com a presença dos ministros da Sagrada Comunhão da arquidiocese; às 10h30, com a participação do clero; às 15h, reunindo todo o apostolado da oração e procissão; e às 18h, com uma procissão luminosa que encerrará o dia de celebrações.
No sábado, dia 28 de junho, serão realizadas duas celebrações às 15h e às 18h30, encerrando uma programação repleta de fé e esperança.
A tradicional festa será promovida nos dias 27 e 28 de junho, no entorno e o estacionamento da Catedral; o evento conta com comidas típicas, atrações culturais e muita diversão. A festa começa na sexta-feira às 7h da manhã e segue até às 21h, e no sábado, inicia ao meio-dia, encerrando às 21h.
O Sagrado Coração de Jesus e Londrina
Em 1934, Dom Fernando Taddeu celebrou a primeira missa campal em Londrina em um altar provisório em uma capela de palmito e escolheu o Sagrado Coração de Jesus como padroeiro desta nova paróquia oferecendo uma imagem para ser entronizada na igreja que seria elevada.
A construção da igreja matriz foi iniciada e neste período, uma casa de madeira era utilizada como local para as celebrações. No dia 19 de agosto de 1934, a Catedral de Londrina, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, foi inaugurada com a planta de Dr. Willie Davids.
Três anos depois, uma comissão foi formada para construir a matriz em alvenaria, que foi concluída em 1949. Com o crescimento da cidade, houve a necessidade de aumentar o templo. Em junho de 1968, a estrutura desta segunda matriz começou a ser demolida para a construção do prédio que é hoje, a Catedral da cidade, que foi inaugurado em 24 de dezembro de 1972, em cerimônia presidida por Dom Geraldo Fernandes.
Feriado municipal
O feriado municipal do Sagrado Coração de Jesus foi instituído em dezembro de 2011, no artigo 18 da lei nº 11.468/2011. Veja:
Art. 18. São considerados feriados as seguintes datas:
I – 1º de Janeiro – Confraternização Universal;
II – Carnaval – Terça-Feira Móvel; (Eficácia suspensa pelo art. 1º do Decreto Legislativo nº 263, de 13 de julho de 2020)
III – Sexta-Feira da Paixão – Móvel;
IV – Páscoa – móvel;
V – 21 de Abril – Tiradentes;
VI – 1º de Maio – Dia do Trabalho;
VII – Corpus Christi – móvel;
VIII – Sagrado Coração de Jesus – Padroeiro da Cidade – móvel;
IX – 7 de Setembro – Independência do Brasil;
X – 12 de Outubro – Nossa Senhora Aparecida;
XI – 2 de Novembro – Finados;
XII – 15 de Novembro – Proclamação da República;
XIII – 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra; (Suspenso por Liminar - ADIN 1157221-5 – OE)
XIV – 10 de Dezembro – Aniversário da Cidade de Londrina; e
XV – 25 de Dezembro – Natal.