A história de hoje é em Formosa do Oeste, uma cidadezinha do interior e com uma curiosidade eleitoral. Formosa do Oeste tem 6.578 habitantes e e 6.342 eleitores. Ou seja, praticamente toda a população vota.
o caso chamou nossa atenção fomos até lá para entender o que acontece.
Bastou uma rápida conversa com os moradores reunidos na praça para entender. Várias pessoas de fora da cidade ainda votam em Formosa do Oeste, por conta da família que ainda mora por lá. O título não é transferido, e as pessoas vão até o município para votar.
E há poucos quilômetros dali, a situação parecida acontece em outro município. Em Iracema do Oeste o caso é ainda mais curioso. população de 2216 habitantes 2389 eleitores. Mais voto do que moradores.
Iracema e Formosa do Oeste pertencem a mesma zona eleitoral. O fato virou até motivo de investigação solicitada pelo tribunal regional eleitoral.
No brasil 569 cidades tem mais eleitores que gente. Outra explicação já atestada em outros locais é a defasagem da contagem populacional pelo IBGE. Mas o caso das cidades irmãs, Iracema e Formosa, é diferente. Segundo o diagnóstico do fórum eleitoral, os laços afetivos falam alto. Dia de eleição é dia reunir a família.
As cidades pequenas são amadas por sua gente, e não importa o endereço sua urna a democracia está em todos os cantos do Brasil. Como o voto é importante, vale a mensagem de volte sempre!
Confira mais detalhes na reportagem exibida no Jornal Tarobá 1ª Edição: