Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Gaeco cumpre ordens judiciais em operação que apura lavagem de dinheiro

As medidas judiciais foram cumpridas em endereços relacionados aos investigados nas cidades de Foz do Iguaçu, Ubiratã, Juranda, Goioerê e Londrina, no Paraná, e Presidente Prudente, São Carlos e São Paulo.
12 jun 2025 às 16:49
Por: Assessoria de Imprensa
Divulgação

O Ministério Público do Paraná, por meio dos núcleos de Maringá e Cascavel do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpriu nesta quarta e quinta-feira, 11 e 12 de junho, 19 mandados de busca e apreensão domiciliar, 11 de busca pessoal e um de monitoração eletrônica, além da suspensão de dois passaportes. As medidas foram cumpridas no âmbito da Operação Transporter, que apura a suposta prática dos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica na abertura e fechamento de empresas e lavagem de dinheiro.



Além dos mandados de natureza pessoal, foram implementadas medidas patrimoniais, objetivando o sequestro de um imóvel, uma aeronave, veículos, ativos financeiros e criptoativos, avaliados em aproximadamente R$ 280 milhões. Durante o cumprimento das ordens judiciais, um dos alvos foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, em cujo contexto foram apreendidas 732 munições calibre 9mm, sendo 396 intactas e 336 deflagradas.


Paraná e São Paulo – Expedidas pela Vara Criminal de Ubiratã, as medidas judiciais foram cumpridas em endereços relacionados aos investigados nas cidades de Foz do Iguaçu, Ubiratã, Juranda, Goioerê e Londrina, no Paraná, e Presidente Prudente, São Carlos e São Paulo, no estado de São Paulo. As ações contaram com o apoio e a atuação conjunta do Gaeco, da Polícia Militar e da Polícia Civil de São Paulo. Também cooperaram com a operação, fazendo o acompanhamento do cumprimento das medidas, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, já que um dos alvos é advogado.


Esquema – As investigações tiveram início em maio de 2023, após as unidades do Gaeco de Maringá e Cascavel identificarem um crescimento financeiro exponencial de um dos alvos, que se utilizava de aeronave para a realização de sistemáticos voos suspeitos da região Centro-Oeste do Paraná para cidades do Estado de São Paulo. Com o avanço das apurações, foram obtidas evidências de utilização estruturada de empresas de fachada para a comercialização de produtos de origem criminosa, movimentações bancárias atípicas e sistemática aquisição de criptoativos para ocultar o patrimônio adquirido.


Referência – O nome da operação faz referência à rotina de transporte de mercadorias para várias regiões do país, sobretudo o Estado de São Paulo.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Cidade
Imagem de destaque

Londrina celebra os 91 anos com eventos em diferentes regiões da cidade

Cidade

Cerca de 8 mil candidatos farão prova do concurso da Prefeitura de Cascavel neste domingo

Cidade

Manifestação reúne produtores de leite na BR-277, em Laranjeiras do Sul

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Cascavel e região

O que se sabe até o momento da morte de homem em veículo incendiado no Interlagos

Cidade
Londrina e região

Juiz de Cambé é investigado por manter residência em Miami, nos Estados Unidos

Cidade
Londrina e região

Jovem de 21 anos morre em confronto com a Polícia Militar na zona norte

Cidade
Londrina e região

Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) será inaugurado no aeroporto nesta quarta-feira

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Podcast Pod Tah | EP 38 | Os Desafios do Empreendedorismo | Fernanda Garcia

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.