Um golpe cada vez mais comum é o do “Falso Advogado”. Agora, os golpistas abordam as vítimas afirmando que têm boas notícias sobre processos judiciais. Porém, eles exigem pagamento de taxas para liberar os supostos valores. A prática não envolve encontros presenciais e pressiona as vítimas a realizarem os depósitos com urgência.
O advogado André Ramos, relata que os criminosos utilizaram fotos dele retiradas de redes sociais para tentar enganar clientes. Documentos adulterados foram usados para dar mais credibilidade ao golpe. Segundo ele, em um dia, cerca de 20 clientes teriam sido abordados.
Dados compilados entre 2022 e 2025 apontam que milhares de pessoas já foram alvo dessa fraude e os prejuízos podem chegar a R$ 3 bilhões. Normalmente, os golpistas conseguem listas de clientes dos advogados que possuem processos com sentença ou em fase de recurso e utilizam essas informações para atrair vítimas.
A principal recomendação dos especialistas já é conhecida pelo público, entretanto, é sempre importante reforçar: evitar acreditar em mensagens ou ligações de número desconhecidos. Informações sobre processos devem ser verificadas diretamente com o responsável ou pelos canais oficiais.
Quem já caiu no golpe deve procurar a instituição bancária para acionar o Mecanismo Especial de Devolução e tentar recuperar os valores perdidos.