O governador Ratinho Junior e o Secretário Estadual de Saúde Beto Preto estão cumprindo agenda na região de Londrina. Na manhã desta quinta-feira (22) eles visitaram a cidade de Alvorada do Sul, onde acompanharam a vacinação contra a Covid-19 em uma Unidade Básica de Saúde.
Beto Preto garantiu que ainda nesta semana chegam mais de 200 mil doses ao Estado. “Grande parte para a primeira dose, mas se vieram 130, 140 mil doses como primeira dose, ainda é pouco. Mas neste momento, qualquer quantitativo que venha pra nós, é importante”, assegura.
Quase 40 mil vacinas da Coronavac serão destinadas para segunda dose dos idosos. Das 166 mil doses da AstraZeneca, 149 mil serão para primeira dose. Depois dos idosos, começa a imunização das pessoas com comorbidades, e será obrigatório comprovar a necessidade com documentos médicos.
O número de doses para o Paraná pode ser ainda maior, já que o Brasil deve receber nos próximos dias a primeira remessa de vacinas da Pfizer. A expectativa é a de que uma parte seja encaminhada ao Estado. No entanto, essas doses ficam em refrigeradores com 70 graus negativos e não são todas as cidades que tem esses equipamentos.
“Nós já temos todos os equipamentos preparados desde dezembro do ano passado, quando foi anunciada a necessidade de refrigeradores de temperatura negativa”, afirma o governador Ratinho Junior.
A Comitiva do Governo do Estado continua visitando cidades da região. Nesta sexta-feira (23), Ratinho Junior vai passar por Tamarana, Ibiporã e Rolândia.