Na tarde desta segunda (05), lideranças de Londrina apresentaram, ao governador Ratinho Junior, uma proposta de construção do Contorno Leste, para ligar a PR-445 à BR-369.
A boa notícia é que o governador entendeu a importância e a necsssidade do Arco Leste para Londrina.
De acordo com Fernando Moraes, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP), na reunião, ficou evidente a força que Londrina excerce em decisões governamentais.
Como uma possível questão, em relação à construção do Contorno Leste, Fernando destaca um aumento das tarifas no pedágio, considerando que as obras serão, possivelmente, incluídas no lote 04 das concessões.
Contorno Leste
Num traçado preliminar, ainda em estudo pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), o Contorno Leste sairia das proximidades da unidade da Cocamar na PR-445, região sul da cidade, e chegaria ao Contorno de Ibiporã na BR-369. Conforme os defensores da proposta, a nova rodovia desafogaria o trânsito e reduziria acidentes na área urbana, abriria um outro acesso ao Aeroporto Internacional Governador José Richa e criaria uma nova região para instalação de empresas e geração de empregos, entre outros benefícios.
A união em defesa da causa se intensificou após reunião pública na Câmara de Londrina, no último dia 19 de maio, em que participaram lideranças políticas e representantes da sociedade civil, do governo do Paraná, do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) e do Ippul (leia mais aqui). Em seguida, o grupo se reuniu com o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, que encampou o pedido (saiba mais aqui).