Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

Impasse com a Anac atrasa construção de base de fronteira da PRF em Cascavel

Reuniões entre a PRF, a prefeitura, a Transitar e representantes políticos continuam sendo realizadas para tentar destravar o processo
30 jul 2025 às 14:20
Por: Portal Tarobá

A construção da nova Base Operacional de Fronteira da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Cascavel enfrenta um impasse burocrático que tem travado o andamento do projeto, mesmo com os recursos garantidos e o projeto já concluído. A unidade, considerada estratégica para o combate ao tráfico de drogas, armas e contrabando na região de fronteira, estava prevista para ser construída em um terreno cedido pela prefeitura, nos fundos do aeroporto da cidade.


No entanto, durante o processo de doação da área, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vetou a transferência definitiva do terreno, alegando a possibilidade de futuras expansões no terminal aéreo. Como alternativa, a Anac sugeriu um termo de cessão de uso, o que gerou a necessidade de novos ajustes e negociações com a Transitar.


Jorge Coelho, da PRF, destacou que, durante o processo de doação, essa possibilidade de termo de cessão foi considerada. Com o veto da Anac à doação, foi sugerido um modelo de uso semelhante ao que a PRF já adota no aeroporto de Guarulhos. Jorge ainda ressaltou que a negociação deve avançar nesse sentido, respeitando a necessidade de expansão do aeroporto e seguindo os critérios estabelecidos pela Advocacia-Geral da União (AGU).


Cleber Furquim, também da PRF, destacou que a corporação já mantém unidades operacionais nas rodovias, garantindo fluidez no tráfego. No entanto, essa nova estrutura de fronteira seria diferenciada, com recursos específicos para cobrir toda a faixa de fronteira e proteger o Brasil em uma região geopolíticamente complexa.


A base de fronteira de Cascavel será a sede fixa do Núcleo de Operações Especiais da PRF. O projeto prevê uma estrutura completa, com hangar para aeronaves e um canil. O investimento estimado é de R$ 8 milhões. Reuniões entre a PRF, a prefeitura, a Transitar e representantes políticos continuam sendo realizadas para tentar destravar o processo. Na semana passada, representantes da corporação apresentaram a demanda ao senador Sérgio Moro, que se comprometeu a intervir para agilizar a liberação.

"Eu me comprometi a conversar e tentar intermediar reuniões para destravar esse investimento importante. A região de fronteira, infelizmente, é mais suscetível à criminalidade, com o tráfico de drogas, o contrabando e a violência inerente a essas atividades ilícitas. Ter uma base como essa, com enorme potencial para aumentar as apreensões de drogas e contrabando, protegerá não só a cidade, mas todo o Brasil, já que muito do que entra por aqui acaba chegando a outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro", afirmou o senador.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Rua Sergipe ganha duas vagas para embarque e desembarque no centro de Londrina

Cidade
Imagem de destaque

Câmara de Londrina vota em urgência criação de novos cargos que podem custar R$ 2 milhões

Cidade

Startups de Londrina entram no ranking das 100 com maior potencial de investimento

Cidade

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.