Ainda nesta sexta-feira (29), pelo menos 100 indígenas permanecem na Fazenda Tamarana. A invasão já dura mais de 24 horas. A Polícia Militar informou que continua fazendo a segurança daquela área.
Por meio da FUNAI, os indígenas teriam encaminhado um ofício com a reivindicação deles ao Ministério dos Povos Indígenas. Agora, aguardam o retorno do Governo Federal e só pretendem sair do local quando o impasse estiver resolvido.
Os indígenas chegaram na fazenda na manhã de quinta-feira (28) por meio de uma ação pacífica. Eles entendem que a Fazenda está em uma área que pertence à comunidade indígena do Apucaraninha. Segundo um documento apresentado por eles, em 1955 o governo do Estado do Paraná fez uma doação dessa área de 6.300 hectares à comunidade.
Eles alegam ainda que essa fazenda estaria de maneira irregular naquela área e que os outros indígenas viveriam ali. Em 2017 os indígenas já invadiram a mesma fazenda reivindicando aquelas terras. Na ocasião, houve um acordo extraoficial em que uma parcela daquelas terras, seria cedida a esses indígenas. Mas isso não foi cumprido, e agora, eles voltaram a ocupar essa área