Cascavel realizará a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que será no dia 29 de maio, das 13h às 17h, no auditório da Univel - Avenida Tito Muffato, 2317, Bairro Santa Cruz.
Com o tema central "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação", o evento já está com inscrições abertas para interessados em participar dessa discussão. Elas podem ser realizadas até dia 20 de maio clicando aqui. Também será possível se inscrever no local da conferência, a partir das 13h, no dia 29 de maio.
O foco é na participação de lideranças comunitárias, pessoas idosas, instituições privadas, movimentos sociais, organizações não governamentais e governamentais que atuam na defesa dos direitos dos idosos, bem como a outros interessados no tema.
A conferência abordará 5 eixos temáticos:
Eixo 1: Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais.
Eixo 2: Fortalecimento das políticas de proteção à vida, à saúde e ao cuidado integral da pessoa idosa.
Eixo 3: Proteção e enfrentamento contra formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa.
Eixo 4: Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices.
Eixo 5: Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política pública do Estado Brasileiro.
Com base nos princípios e diretrizes da Política Nacional do Idoso, os eixos propostos serão discutidos considerando a realidade municipal, o Plano Municipal da Pessoa Idosa, o texto base da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa e a perspectiva de fortalecimento da Política Municipal para as Pessoas Idosas.
A 5ª Conferência Municipal será precedida por cinco Pré-Conferências sendo a última no dia 30 de abril, das 14h às 16h30, no Programa Felicidade do Idoso, Rua Wenceslau Brás, 1056, Parque Tarquínio, com participação das pessoas idosas da área rural.
Na 5ª Conferência Municipal, serão aprovadas as propostas levantadas nas Pré-conferências e eleitos 6 delegados para participarem da 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Paraná. Apenas pessoas que participaram, ao menos, de uma Pré-Conferência poderão se candidatar como delegados para a 8ª Conferência Estadual.