Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Londrina e região

Londrina apresenta ações de desburocratização a instituições de contabilidade

Redução em 55% do estoque pendente de alvarás e avanço para 95% das Consultas Prévias
09 abr 2025 às 22:02
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Emerson Dias/ NCom

Em uma reunião realizada nesta quarta-feira (9), no estande oficial da Prefeitura na ExpoLondrina 2025, o secretário municipal de Fazenda, Éder Pires, demonstrou a representantes de instituições de contabilidade, e de outros segmentos, os primeiros resultados expressivos gerados pela nova política de desburocratização executada pela atual gestão da Prefeitura. O encontro também serviu para situar este público sobre planos de curto, médio e longo prazos para descomplicar legislações, acelerar processos referentes a expedição de alvarás, facilitar a abertura de empresas e ampliar a liberdade econômica.


Estiveram presentes na atividade, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, profissionais que integram órgãos locais como o Sescap-LDR (Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região); Fecopar (Federação dos Contabilistas do Paraná); Sincolon (Sindicado dos Contabilistas de Londrina e Região); Secovi-PR (Sindicato da Habitação e Condomínios); e outros. No evento, o espaço de conversa esteve aberto para tirada de dúvidas, sugestões e apontamentos dos contadores e demais integrantes das categorias envolvidas.


Um dos pontos destacados na apresentação foi a redução em 55% no estoque de alvarás de licença pendentes do Município, passando de 5.364 processos para 2.392. Essa diminuição, iniciada no princípio da gestão, foi alcançada por meio de uma força-tarefa empreendida nos primeiros 90 dias de trabalho. O foco principal é destravar a liberação do Alvará de Localização e Funcionamento, que inclui permissões para a abertura de empresa e referentes a alterações de atividades, sócios, endereço e outras situações.


Nesse planejamento, a Prefeitura agiu sobre o montante possível de alvarás que pudesse ser liberado de forma automatizada, após a criação de um modelo próprio de trabalho. Isso promoveu o aprimoramento da integração de processos com a REDESIM Sistema Empresa Fácil Paraná, readequando sistemas e regulamentando as novas leis do Plano Diretor, entre outras atuações.

Outras notícias

Professoras de Centros de Educação Infantil filantrópicos protestam por reposição salarial

Motorista fica ferida após acidente na no KM 2366 da BR-376 em Apucarana

Motociclista de 30 anos fica ferido em acidente com carro na região central de Londrina


Outra medida já efetivada pela gestão do prefeito Tiago Amaral trata das regulamentações sobre a Lei de Uso e Ocupação do Solo, que entrou em vigor no dia 2 de abril, sendo modernizada para desburocratizar a liberação de alvarás e qualificar o ambiente de negócios da cidade. Nesse cenário, houve a atualização do sistema de Consulta Prévia de Localização, integrada à REDESIM, fazendo com que entre 90% e 95% dos pedidos possam agora ser respondidos automaticamente, salto substancial frente aos 65% registrados anteriormente. Essa automação traz ganho de tempo e eficiência, tanto para o poder público quanto para os empreendedores.


O secretário municipal de Fazenda, Éder Pires, frisou que a prioridade atual dentro da política de desburocratização da máquina pública é a automatização e informatização dos processos. “Estamos revisando todos os sistemas da Prefeitura e modernizando-os, atualizando a legislação e outros componentes. Além da redução importante no estoque de alvarás, e da modernização do sistema de Consulta Prévia, enviaremos em breve à Câmara o projeto de lei da Liberdade Econômica que reunirá uma série de ações para otimizar a liberação de alvarás e catalisar as atividades econômicas. Isso fará com que tenhamos uma cidade mais acessível a investimentos e uma economia ágil e destravada. Convidamos as entidades hoje para apresentarmos resultados e discutirmos ações de forma conjunta”, destacou.


Para Pires, os cidadãos londrinenses terão mudanças significativas proporcionadas pelas ações implantadas. “A ênfase é na resposta rápida e na objetividade. Isso já está acontecendo com esses primeiros passos, e já tivemos relatos muito positivos vindo da categoria dos contabilistas da cidade. Saímos hoje daqui com duas agendas alinhadas, uma delas em junho e outra já imediata. Isso envolve demandas vinculadas a órgãos estaduais, pois entendemos ser necessário o trabalho entre a Prefeitura e entidades que chegue até o governo estadual. Manteremos esses contatos não só para este ano, mas pretendendo que seja algo contínuo”, detalhou.


O presidente do Sescap-LDR, Euclides Nandes Correia, avaliou como positivos os primeiros resultados apresentados pela gestão do prefeito Tiago Amaral nesse segmento. “Estamos acompanhando o processo de evolução dos alvarás. O Município teve esses 100 primeiros dias de gestão para fazer um diagnóstico e algumas ações implementadas apontam mudanças grandes em relação à redução do estoque de alvarás travados, à automatização efetiva dos processos. Temos ainda alvarás pendentes que precisam de análise mais criteriosa e esperamos que isso possa ser eliminado em breve. E temos que dar mais tempo para o avanço desse trabalho e implantação de novas ações, mas vemos a coisa andando com alterações favoráveis no Plano Diretor e regulamentações novas”, apontou.



Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Agente penal de 26 anos morre após disparo de arma de fogo em Apucarana

Cidade
Imagem de destaque

Vista Bela, na zona norte de Londrina, recebe o primeiro “Dia da Beleza” neste domingo

Cidade

Cambé inicia programa de vacinação nas escolas na próxima segunda-feira

Cidade

Tragédia na BR-277: carro desvia de veículo na contramão e bate de frente com ônibus

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Policiais detalham ação que terminou com vítima morta e duas pessoas presas no Universitário

Cidade
Londrina e região

Motorista sofre mal súbito, atinge carros e morre na zona oeste de Londrina

Cidade
Cascavel e região

Exclusivo: Tarobá conversa com sócio de empresa onde homicídio foi registrado no Universitário

Cidade
Londrina e região

Jovens somem após pular portão do Parque Arthur Thomas e deixar objetos no local

Cidade
Cascavel e região

Entenda o caso que acabou com o dono de uma empresa de segurança morto em Cascavel

Podcasts

Podcast PodGuest | EP 8 | Patrícia Melo e Gustavo Pupo

Podcast Heróis e Vilões | EP 4 | Richards Moura

Podcast Café com Edu Granado | EP 9 | Clayton Fukumothi

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.