Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Londrina e região

Londrina reforça vacinação contra HPV nas UBSs incluindo jovens de 15 a 19 anos

O público desta faixa etária poderá receber a dose única da vacina por um período de três meses; vacinação seguirá aberta para meninos e meninas de 9 a 14 anos e demais grupos prioritários
18 mar 2025 às 21:53
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação / SUS

Para intensificar a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) em Londrina, promovendo o ‘resgate’ de adolescentes e jovens entre 15 e 19 anos que ainda não receberam a dose de imunização, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) incluiu essa faixa etária no radar de alcance da campanha. A medida temporária, válida somente pelos próximos três meses, segue a recomendação nacional do Ministério da Saúde. No Paraná, a ação foi iniciada na segunda-feira (17) pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa).


O incentivo à aplicação da vacina salienta a importância da prevenção de cânceres do colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe. Regularmente, a vacinação contra o HPV já fica disponível, gratuitamente, no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninos e meninas de 9 a 14 anos.


De acordo com a Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Sesa, são 216.697 pessoas não vacinadas no Paraná e que estão no foco desta ação. Nesse primeiro momento, participam da estratégia os municípios-sede das Regionais de Saúde e a ação será ampliada, gradativamente, a todo o território paranaense.


Em Londrina, todas as 54 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – áreas urbana e rural – estão ofertando a vacina para o público prioritário, incluindo o grupo estendido de 15 a 19 anos. Os atendimentos ocorrem por livre demanda, ou seja, bastando o público interessado comparecer à unidade mais próxima portando documento pessoal com foto e carteirinha de vacinas. Na área urbana, o funcionamento das UBSs para vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30. Já nas unidades da zona rural este serviço é prestado das 8h às 15h, também de segunda a sexta.


Em todo o Brasil, a estimativa é de 7 milhões de jovens não vacinados contra HPV ao longo de 2024, na faixa entre 15 e 19 anos. O resgate de pessoas que não receberam a vacina abrange, inicialmente, 121 municípios com maior proporção de pessoas não vacinadas durante a idade recomendada. O esquema vacinal contra o HPV passou a ser dose única a partir de março de 2024.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Segundo a enfermeira e assessora técnica da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Claudia Haggi Favero Monteiro, o objetivo da iniciativa é aumentar a cobertura vacinal contra este vírus, sensibilizando a sociedade para que mais adolescentes e jovens tenham acesso à vacina que não procuraram anteriormente. “A vacinação expandida para essas pessoas (15 a 19 anos) é temporária, então trata-se de uma nova oportunidade aberta para quem deseja receber a dose na rede municipal. Outras ações serão articuladas nesse período pela Secretaria Municipal de Saúde em Londrina, a fim de fortalecer a amplitude da campanha”, destacou.

Mais dados – Em 2024, no Paraná, foram aplicadas 71.407 doses da vacina contra o HPV em meninas de 9 a 14 anos e 88.634 doses em meninos da mesma faixa etária.

Neste ano, no período de janeiro e fevereiro foram vacinadas 8.873 meninas e 10.367 meninos no estado. A cobertura vacinal no Paraná no ano de 2024 foi de 97,12% para meninas e 87,17% para meninos. Em 2025, os números de cobertura registraram queda registraram nos primeiros dois meses: foram 81,59% para meninas e 72,77% para meninos.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), no Brasil, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer com maior incidência entre as mulheres. Para cada ano do triênio 2023-2025, estima-se 17.010 novos casos, o que representa uma taxa bruta de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres, segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Além da vacina contra o HPV para meninas e meninos entre 9 e 14 anos, com esquema de dose única, outros grupos populacionais também podem se vacinar, como pessoas que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos entre 9 e 45 anos; vítimas de abuso sexual entre 15 e 45 anos que não tenham tomado a vacina; pacientes com papilomatose respiratória recorrente; e usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) com idade entre 15 e 45 anos.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Entenda o caso que terminou com uma pessoa morta em uma empresa de segurança de Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Vídeo impressionante mostra caminhoneiro evitando tragédia em estrada do Paraná

Cidade

Pedágio no oeste do Paraná: ainda não há data para o retorno das cobranças de tarifa

Cidade

Homicídios, furtos e roubos em queda: Paraná reduz a criminalidade no início de 2025

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Policiais detalham ação que terminou com vítima morta e duas pessoas presas no Universitário

Cidade
Brasil

Após ganhar vestido na ExpoLondrina, Simone Mendes faz sessão de fotos para ajudar empreendedora

Cidade
Londrina e região

Motorista sofre mal súbito, atinge carros e morre na zona oeste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Presos por morte de taxista eram moradores de rua e trocaram celular da vítima em biqueira

Cidade
Londrina e região

Jovens somem após pular portão do Parque Arthur Thomas e deixar objetos no local

Podcasts

Podcast PodGuest | EP 8 | Patrícia Melo e Gustavo Pupo

Podcast Heróis e Vilões | EP 4 | Richards Moura

Podcast Café com Edu Granado | EP 9 | Clayton Fukumothi

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.