Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Londrina registra 45 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave na última semana

Prefeitura iniciou a divulgação do boletim semanal com informações sobre a doença
04 jun 2025 às 11:29
Por: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia a divulgação do Boletim Informativo sobre Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Síndrome Gripal (SG). 


O primeiro é referente à última semana, período de 25 a 31 de maio. De acordo com os dados do boletim, foram registradas 45 notificações relacionadas à SRAG, sendo 26 em adultos e 19 em crianças. Os óbitos relacionados à SRAG, em 2025, somam 64, sendo 11 por Covid-19, dez por influenza, dois por vírus sincicial respiratório (VSR), dois por outros vírus, dois por outros agentes etiológicos, e 37 não foram especificados.


Com relação aos atendimentos relacionados à síndrome gripal, nos serviços de urgência municipais, os dados do boletim apontam que do total de 3.040 atendimentos no Pronto Atendimento Infantil (PAI), 1.549 estiveram relacionados à SG. Isso representa 50,90% dos atendimentos do PAI no período.  Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e Pronto Atendimentos (PAs), do total de 13.107 atendimentos, 2.748 foram relacionados à SG, o que representa 16% dos atendimentos.


O boletim também informa os dados de circulação viral, das unidades sentinelas que fazem a vigilância de vírus Respiratórios. O município de Londrina possui três unidades – PAI, UPA Sabará e Hospital Universitário (HU) – as quais coletam amostras semanalmente e enviam para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), para identificação dos vírus respiratórios circulantes no município.  Os principais vírus identificados no período foram: vírus sincicial respiratório (VSR), adenovírus, rinovírus e influenza A e B. A taxa de positividade foi de 63,60%.


Outra informação divulgada no relatório semanal é sobe a cobertura vacinal de influenza em Londrina, que está em 42,03% no público-alvo (idosos, crianças e gestantes). Somente em idosos, a cobertura vacinal é de 49,28%, em gestantes 21,14%, e em crianças 22,80%. A campanha de vacinação contra a gripe em Londrina está liberada para a população em geral, acima de 6 meses de idade, e disponibiliza em todas as Unidades Básicas de Saúde (SMS) do município.

Outras notícias

Operação apreende 30 toneladas de cobre em caminhões usados em rota clandestina

BPFRON prende duas pessoas com 117,5 kg de maconha em Ubiratã

Mulher é atropelada por carro e fica ferida no Centro de Cascavel


A secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, informou que hoje, predominantemente, a cidade de Londrina tem a influenza A circulando nos adultos, em especial idosos acima de 60 anos, e o vírus sincicial respiratório (VSR) nas crianças. “Isso é um estado de alerta e de alarme, por isso reforçamos a importância da vacinação que está disponível para todas as pessoas acima de 6 meses, gratuitamente”, afirmou.


A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Fabrin, ressaltou que o Boletim informativo da SRAG fornece informações atualizadas e relevantes sobre a doença, ajudando na conscientização, prevenção e controle da transmissão. “Ele serve para orientar profissionais de saúde, gestores e a população em geral, mantendo todos bem informados sobre os casos, orientações e medidas de cuidado”, disse.





Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Trabalhador morre após cair em silo de Sertanópolis

Cidade
Imagem de destaque

Prefeitura de Rolândia deve entregar carnês do IPTU a partir do mês que vem

Cidade

Primeiro dia do FIIL tem programação voltada aos diversos setores do ecossistema de inovação

Cidade

Carro capota após perder o freio em estrada rural de São Salvador

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Quem não tem carteira assinada tem direito a 13º? Entenda a regra da lei

Cidade
Londrina e região

Londrina continua montagem do "Maior Papai Noel Flutuante do Mundo" no Lago Igapó

Cidade
Cascavel e região

Menor passa mal após consumir álcool em confraternização e padrasto é preso em Cascavel

Brasil e mundo
Brasil

Mãe é presa suspeita de mandar matar a própria filha por disputa de herança

Cidade
Londrina e região

Ladrões invadem residência na zona leste e furtam carro e eletrônicos

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 9 | Performance e Longevidade Masculina | Dra. karina Ancioto e Dr. Heitor Andrade

Podcast PodGuest | EP 17 | Celebrando Laços: Campanha de Natal Morana | Patricia Melo

Podcast Café Com Edu Granado | EP 39 | Combate ao Desperdício de Alimentos | SESC Mesa Brasil

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.