Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Londrina e região

Conheça a história de Mafalda Bongiovanni: pioneira da televisão londrinense e brasileira

À frente de programas como Mafalda Mulher e Boa Tarde Mulher, a apresentadora inovou ao combinar informação e entretenimento em um estilo único
21 mar 2025 às 15:43
Por: Giovana Anselmo

Com uma carreira de 42 anos na televisão londrinense, Mafalda Bongiovanni dispensa apresentações. No comando de programas como Mafalda Mulher, Boa Tarde Mulher e Manhã Mulher, ela consolidou o nome no jornalismo televisivo, entrevistando personalidades de destaque regional e nacional. Ao longo dos anos, conversou com figuras como o grupo Roupa Nova, o ex-governador do Paraná Jaime Lerner e artistas renomados, entre eles Eva Todor, Jairo Mattos, Stênio Garcia, Cauby Peixoto, Sérgio Reis e Amado Batista.


Natural de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, Mafalda mudou-se para o Paraná em 1977 e recebeu, no ano 2000, o título de Cidadã Honorária de Londrina. Formada em Ciências Sociais, ela estreou na televisão em 1978, completamente por acaso. Após conceder uma entrevista à TV Coroados (hoje RPC), ela chamou a atenção do jornalista Celso Aarão, que a convidou para comandar, ao vivo, o programa de variedades "Agora à Tarde"


"Nessa época, as televisões ainda eram em preto e branco, e quase não havia mulheres na programação, não só em Londrina como no país inteiro", conta Mafalda. Mas esse foi apenas o início de uma trajetória de sucesso que levou a apresentadora a trabalhar em quase todas as emissoras da cidade: Coroados, TV Londrina (atual Tarobá), Tropical, Mix, Multi TV e UniTV, além da Rádio Club AM.


Mesmo sem um diploma em jornalismo, ao longo de sua extensa carreira, Mafalda se dedicou a levar informação de qualidade para dentro dos lares, numa época em que o acesso à informação era muito mais limitado e a televisão desempenhava um papel central tanto no entretenimento quanto na comunicação. E não era à toa que os programas tinham a cara dela: “Eu produzia, apresentava, dirigia e comercializava o programa”, afirma ela.


A passagem da apresentadora pela Tarobá, na época TV Londrina, teve início em 9 de março de 1997, com o programa Mafalda Mulher, transmitido das 13h30 às 15h. O programa contava com quadros fixos sobre culinária, moda, ginástica e medicina, além de um espaço dedicado aos artistas locais e um segmento semanal que funcionava como uma radiografia da Universidade Estadual de Londrina, mostrando o funcionamento e as atividades da instituição.

Outras notícias

Homem invade restaurante japonês e é preso pela PM em flagrante na rua Dom Pedro II

Homem morre após perder controle e capotar caminhão na PR-092 em Santo Antônio da Platina

Com ajuda de cão farejador, PM encontra 1 kg de haxixe dentro de carro em Arapongas


Luiz Carlos Garcia, que está na Tarobá há 31 anos, afirma que foi o “dom e dedicação” da apresentadora que a tornaram referência na comunicação londrinense. “Ela era a frente do tempo, inaugurou esse estilo de programa aqui na cidade. Programas que nós temos hoje, como Vitrine Revista e Tarobá Cidade, nasceram por causa dela”, destacou.


Dos anos 80 para cá, muita coisa mudou. Hoje, aos 79 anos, Mafalda diz ter se aposentado das telas para abraçar uma nova “profissão”: ser avó. Mas as portas que ela ousou abrir com sua determinação continuam abertas para as mulheres na comunicação. “Mulher tem que ser determinada, destemida e ousada”, conclui.


Mafalda Bongiovanni e Luiz Carlos Garcia, na TV Londrina


Mafalda Bongiovanni e Luiz Carlos Garcia, recriando a foto no estúdio da TV Tarobá

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

PM prende dois homens com armas de fogo, munições e drogas no Jardim Santa Fé

Cidade
Imagem de destaque

Três veículos se envolvem em acidente na PR-317 em Toledo

Cidade

Briga entre irmãos termina com atropelamento em Cascavel

Cidade

Condutor em liberdade condicional foge da polícia e é preso após perseguição na BR-369

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Dupla provoca PM e filma perseguição: “Ô polícia, vamos brincar de pega-pega, mano?”

Brasil e mundo
Brasil

Bebê de 4 meses morre após ser atropelado por carro de prefeita

Cidade
Londrina e região

Homem que morreu ao ser deixado na UPA em Londrina já foi réu por homicídio

Cidade
Londrina e região

Motociclista tem traumatismo craniano após grave acidente na Rua Brasil, no Centro

Cidade
Cascavel e região

Homem de 40 anos fica gravemente ferido ao ser baleado em Cascavel

Podcasts

PodCampo Vivo | EP 2 | Pecuária em destaque direto da ExpoLondrina 2025

Podcast PodGuest | EP 7 | Julie Bicas | Especial de Aniversário do Programa Guest

Podcast Heróis e Vilões | EP 3 | 99% da população é criminosa? | Walter Bittar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.