Um homem flagrado por câmeras de segurança furtando o CMEI Professora Silvia Vieira Fabro, no bairro Coqueiral, confessou ter cometido uma série de crimes em escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Cascavel. Nos últimos dias, os furtos causaram um prejuízo de aproximadamente R$ 120 mil aos cofres públicos.
Nas imagens, o suspeito aparece com uma mochila nas costas e uma lanterna, vasculhando o depósito da unidade. A ação durou poucos minutos, mas foi percebida pela central de monitoramento da Guarda Civil Patrimonial, que enviou uma equipe ao local e efetuou a prisão em flagrante. O homem, já conhecido da polícia, é apontado como autor de outros cinco furtos na região Oeste da cidade.
A insegurança preocupa moradores. Seu Francisco, que levou o neto para conhecer o Cmei onde ele estudará na próxima semana, ficou assustado ao saber da nova invasão. O morador Ailton também foi vítima de criminosos e teve um prejuízo superior a R$ 4 mil com o furto de fios. Ele cobra ações mais rigorosas das forças de segurança, especialmente contra os receptadores desse tipo de material.
Somente neste ano, 14 escolas e Cmeis da rede municipal de Cascavel foram alvos de furtos. Além dos prejuízos financeiros, alunos têm sido prejudicados pela falta de energia nas unidades. As forças de segurança intensificaram as ações para coibir esses crimes, mas enfrentam dificuldades devido ao efetivo limitado para atender as 142 unidades escolares do município.
O problema, no entanto, não é novo. Cascavel há anos enfrenta desafios no combate ao furto de fios, que atinge tanto órgãos públicos quanto residências e obras privadas. O ciclo se repete: muitos dos criminosos são presos em flagrante, mas liberados pouco tempo depois e voltam a cometer os delitos.