O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou, nesta sexta-feira (29), a solenidade de inauguração da reforma da Agência da Previdência Social (APS) do Jardim Shangri-Lá, localizada na Rua Visconde de Mauá, número 161.
O evento contou com a presença do ministro da Previdência Social, Carlos Roberto Lupi, do presidente do Instituto, Alessandro Antonio Stefanutto, e do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, entre outras autoridades.
Na última segunda-feira (25), a unidade foi reaberta após um período de reforma que teve início em abril de 2022 e contou com melhorias orçadas em R$ 2,2 milhões. O edifício foi transformado em um espaço moderno, seguro, confortável e acessível às pessoas com deficiência, beneficiando as populações de Londrina, Cambé, Arapongas, Rolândia, Ibiporã e outros 22 municípios.
Esta é a reforma mais ampla realizada pelo Instituto nesta década em uma de suas unidades. Com exceção das paredes, tudo é novo, do piso à cobertura. O prédio, que já não oferecia condições ideais de atendimento, foi praticamente reconstruído, com a reformulação total do espaço interno, a abertura de uma nova entrada lateral para os segurados e a substituição do antigo telhado.
Além disso, a unidade passou a contar com ambientes mais seguros e espaços adequados aos atendimentos, com climatização apropriada, banheiros, salas e guichês satisfatórios e adaptados de acordo com as normas e padrões técnicos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Também ganhou novos e modernos computadores e implantação de rede e cabeamento de internet via fibra ótica, 20 vezes mais rápida do que a antiga. As obras contemplaram, ainda, a construção de duas novas salas de perícia médica, que passam a ser nove, assim como a aquisição de novos mobiliários.
Dedicada exclusivamente aos serviços de perícia médica, avaliação social e reabilitação profissional, a APS Shangri-lá de Londrina atende uma média de 2.150 segurados mensalmente. A agência concentra exclusivamente agendamentos referentes à perícia médica, avaliação social e reabilitação profissional. As demais demandas previdenciárias continuam sendo atendidas na APS Londrina Centro, localizada na Rua Professor João Cândido, 635. Dentre os serviços ofertados no local estão atendimento espontâneo aos segurados, cumprimento de exigências, entrega de documentos por convocação e emissão de extratos.
*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Londrina.