Você vai conhecer agora a história de um rapaz de Guarapuava que se voluntariou para defender a Ucrânia na guerra contra a Rússia, no ano passado. Ele serviu o exército ucraniano e voltou para a casa, mas pretende retornar para a Ucrânia em uma nova missão.
Iuri Felipe Souza, de 29 anos, conheceu de perto o que é uma guerra da vida real. No ano passado, o rapaz de Guarapuava, na região central do Paraná, se voluntariou para servir o exército ucraniano para lutar na linha de frente na guerra contra a Rússia.
Ele foi recrutado e se juntou a outros brasileiros e voluntários de vários lugares do mundo com o mesmo propósito. Ele conta que no começo a família foi bastante resistente à vontade, mas que no fim acabou apoiando a decisão.
Foram oito meses na Ucrânia. Iuri chegou lá no final de maio do ano passado e voltou para a casa, em Guarapuava, neste ano, no finalzinho de janeiro. As lembranças da Ucrânia, é claro, estão muito vivas por aqui. Tanto na memória dele como também com os equipamentos que ele trouxe de lá. E se engana quem pensa que ele pretende deixar tudo isso guardado agora.
no mês que vem, ele pretende retornar para uma nova missão. E a jornada exige fé.