O campo de futebol do distrito de Espigão Azul, em Cascavel, está em péssimas condições, e isso tem gerado preocupações entre os moradores, especialmente para as crianças que participam de uma escolinha de futebol. A principal reivindicação dos moradores do distrito é uma limpeza no local, já que o mato tomou conta do "campinho", dificultando até mesmo que a bola role.
Há meses a comunidade tem solicitado à Prefeitura que providencie a limpeza do campo. O pedido foi encaminhado para as Secretarias de Meio Ambiente, Esportes e até para a Educação, uma vez que os alunos da Escola Municipal poderiam utilizar o espaço para as aulas de Educação Física. No entanto, até o momento, nada foi feito para resolver a situação.
O mato alto domina todo o campo, e as árvores cobrem os refletores que deveriam iluminar o espaço, dificultando também a prática de esportes à noite. O alambrado está danificado, e o espaço, que poderia ser amplamente utilizado pela comunidade, permanece ocioso devido à falta de manutenção do poder público.
O campo também é utilizado pelo projeto Atletas de Jesus, que oferece aulas de futebol para as crianças da região. O professor Nathan Leonardo relata as dificuldades enfrentadas para realizar o trabalho de forma adequada. Segundo ele, até animais, como cobras, já foram avistados devido ao mato alto.
Em entrevista, Milena Seimetz, de 7 anos, comentou que, de vez em quando, aparece uma cobra no campo, o que torna o ambiente ainda mais perigoso para as crianças.
Além dos problemas no campo, outro pedido da comunidade é a reforma da quadra local. Os moradores solicitam a instalação de iluminação, já que as lâmpadas foram adquiridas, mas não há fiação para ligá-las, o que impede que o local seja utilizado à noite para lazer.
A Prefeitura de Cascavel entrou em contato com nossa equipe e informou que, após a cobrança da comunidade, a Secretaria de Esportes e Lazer iniciou, nesta quinta-feira (06), a limpeza do campo de futebol, com previsão de conclusão dos trabalhos ainda hoje. Em relação à quadra, a Prefeitura afirmou que será feita uma avaliação para determinar quais melhorias podem ser realizadas no local.