Uma nova sinalização foi implementada em Foz do Iguaçu com o objetivo de melhorar o fluxo de trânsito na cidade. A novidade é a sinalização "direita livre", que permite que o motorista siga sem precisar parar, o que facilita o trânsito nos cruzamentos mais movimentados. O problema? Muitos motoristas ainda não se atentaram à nova regra, o que pode gerar confusão e tumulto, especialmente durante os horários de pico.
A mudança afeta quatro cruzamentos na região central de Foz:
- Avenida José Maria de Brito para acessar a marginal da Avenida Paraná
- Avenida Rosa Cirilo de Castro para acessar a marginal da Avenida Paraná
- Avenida Paraná para acessar a Rua Estanislau Zambrzycki
- Avenida República Argentina, esquina com a Avenida JK, sentido Centro
A sinalização foi bem implementada, com setas no asfalto e placas indicativas, mas muitos motoristas continuam parando e aguardando o semáforo abrir para seguir, o que acaba causando retenções e transtornos no trânsito.
É importante lembrar que Foz do Iguaçu é uma cidade turística, e com as mudanças no trânsito, é fundamental que todos tenham paciência e empatia. Afinal, além de dar mais fluidez ao trânsito, o respeito às novas regras também ajuda a evitar problemas. Em épocas de férias, a ideia é desacelerar, tanto no trânsito quanto no nosso dia a dia. E no trânsito, como na vida, a regra da empatia também vale: não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você.