Para que a fila de espera por exames e consultas com especialistas tenha mais celeridade, transparência e eficiência, a Prefeitura de Londrina lança a ferramenta on-line Clica e Confirma. Desenvolvida pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a plataforma vai permitir que os usuários da rede municipal de saúde acessem, via internet, seus agendamentos e confirmem ou cancelem os horários, otimizando a fila. Essa nova funcionalidade foi apresentada hoje (30), em evento no saguão do 2° andar da sede da Prefeitura, pelo prefeito Tiago Amaral e a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó.
Atualmente, a cidade conta com cerca de 186 mil pessoas aguardando por consultas especializadas e exames na rede municipal. Um dos principais fatores que ocasiona essa espera é a baixa oferta de prestadores de serviço somada ao número limitado de atendimentos. Além disso, a cidade registra, em média, de 25% a 30% de absenteísmo nos agendamentos, número que é considerado alto.
Para a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, o Clica e Confirma é uma ferramenta que compõe todo um estudo de inovação tecnológica aplicado à gestão da fila de espera da cidade de Londrina. “O paciente mais antigo na fila de Londrina é de 2012. No período da transição, eram 166 mil pacientes aguardando consulta, exame ou procedimento. Hoje, Londrina tem 186 mil pessoas em fila que precisam de uma resposta da Secretaria. Isso requer ampliação de acesso, contratação de prestadores e aumento da oferta de serviços. Então, é preciso que as pessoas acessem o Portal da Transparência, coloquem o seu CPF e confirmem a sua permanência ou não na fila por um serviço de saúde”, explicou.
Com o intuito de facilitar aos pacientes o acesso às informações, o Clica e Confirma apresenta ao usuário sua posição na fila de espera em que foi inserido mediante encaminhamento feito pela Unidade Básica de Saúde (UBS) ou demais serviços. Quem estiver aguardando pode confirmar sua posição ou cancelar a solicitação, por diferentes motivos. Caso o exame ou a consulta já tenha data e horário, o paciente pode confirmar ou cancelar essa solicitação, com a opção de prosseguir na fila para reagendamento em datas posteriores.
O link para acesso está disponível na página da Saúde e no Portal da Transparência da Prefeitura de Londrina, e o acesso de cada usuário se dará mediante confirmação de dados pessoais, como o CPF e nome da mãe. Na página seguinte, será exigida a atualização do telefone pessoal, pois essa informação vai compor também o banco de dados da SMS, em sistemas como o E-SUS e o Saúdeweb, para viabilizar o contato com esse paciente.
A expectativa é que, com a opção de cancelar e confirmar os agendamentos, haverá uma redução na taxa de faltas para essas consultas e exames. Outro ganho será a possibilidade de remanejar demais pacientes, com a disponibilidade dos horários cancelados. “A gente quer reduzir esse absenteísmo na maior forma possível para otimizar o tempo e o recurso disponível que temos. Temos como foco planejar estrategicamente, e de forma sólida e contínua, a oferta de serviços da população”, frisou Feijó.
Posteriormente, a Secretaria Municipal de Saúde planeja iniciar a busca ativa dos pacientes cadastrados na fila de espera, para confirmar as consultas com profissionais especialistas bem como os exames e procedimentos.