Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Novo boletim da dengue confirma mais um óbito provocado pela doença

Paciente que faleceu em decorrência da dengue tinha 51 anos e residia na zona norte; desde o início do ano, foram cinco mortes confirmadas
08 mai 2025 às 17:02
Por: Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou boletim atualizado sobre a situação da dengue em Londrina. O relatório, com dados levantados até quarta-feira (7), mostra que a cidade registrou, desde a primeira semana de janeiro, 14.326 notificações para a doença. Desse total, 2.271 foram confirmados e 7.677 descartados. Continuam em análise outros 4.378 casos, que permanecem em andamento.


Quanto aos óbitos, o município confirmou mais uma morte provocada pela doença. Uma paciente do sexo feminino faleceu aos 51 anos, no dia 10 de abril, durante internação em hospital de Londrina. Moradora da zona norte, ela sofria de doenças crônicas (hipertensão e obesidade) e procurou o hospital diretamente quatro dias antes do falecimento, sendo encaminhada para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no dia seguinte. Com mais esse caso, a cidade acumula cinco óbitos por dengue, em 2025.


O boletim epidemiológico também trouxe dados sobre os casos de chikungunya. Com cinco notificações, a cidade confirmou apenas um caso importado, ou seja, diagnosticado em Londrina porém contraído fora da cidade. Três casos permanecem em análise e um foi descartado.



Foto: Reprodução/ SMS

Segundo o mapa que apresenta a incidência de casos por área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), desde a semana passada houve crescimento de notificações nas regiões do Milton Gavetti e Novo Amparo (zona norte), Ouro Branco, Cafezal, Jamile Dequech e União da Vitória (zona sul). E a incidência de casos está classificada como “elevada” no distrito de Maravilha.

Outras notícias

Turista pula grade da passarela para recuperar celular nas Cataratas do Iguaçu

Câmeras registram homicídio a tiros em Foz do Iguaçu

Táxi de motorista desaparecido é encontrado em Santa Tereza do Oeste


Para o gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Nino Ribas, a cidade vive um momento de alerta para a dengue. “Temos um número de casos notificados e positivos dentro da média histórica do município. Então estamos em um cenário em que a população tem que manter a atenção e remover os criadouros dos quintais. Vimos, pelo mapa de incidência de casos, que a região oeste, que antes nos chamava muita atenção, está mais tranquila após as ações intensificadas. Agora temos um olhar para a zona sul, a região do Ouro Branco, que teve um aumento nessa última semana”, avaliou.



Foto: Vivian Honorato/ SMS

Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, chikungunya e zika vírus, o setor de Vigilância Ambiental da SMS tem intensificado as ações estratégicas. As atividades são realizadas diariamente, e incluem vistorias em imóveis e bloqueio de focos. Esse trabalho abrange imóveis residenciais, comerciais e terrenos baldios, com o objetivo de identificar e eliminar criadouros do mosquito. A aplicação de larvicidas e inseticidas é feita em depósitos de água que não podem ser eliminados e, quando necessário, as equipes realizam a nebulização com inseticidas em áreas com maior concentração de casos ou surto identificado, com o objetivo de reduzir a população adulta do mosquito.


Armadilhas (ovitrampas) são instaladas em diferentes regiões para captura de ovos do mosquito. Essa ferramenta permite identificar os bairros e locais com maior risco e direcionar ações prioritárias. Os agentes realizam, ainda, campanhas educativas e de mobilização social, para orientar os moradores sobre a importância da eliminação de criadouros domésticos, como recipientes com água parada, vasos de plantas, calhas entupidas e caixas d’água destampadas. Também são realizadas visitas domiciliares com entrega de material informativo.


Além disso, em parceria com diferentes órgãos municipais, como a Secretaria de Educação e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), são realizados mutirões de limpeza, roçagem de terrenos e recolhimento de inservíveis, especialmente em áreas com maior incidência de casos.

Siga a Tarobá no Instagram

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

PRF apreende 236 quilos de drogas e prende suspeito após sete horas de buscas na BR-277

Tarobá Notícias
Imagem de destaque

Com Rick & Renner, Ibiporã abre a 48ª Festa Junina neste sábado

Cidade

Nota de Falecimento: Morre o jornalista Francisco Yudi Yamasaki

Cidade

Vídeos mostram perseguição a motorista que fugiu após acidente e colocou trânsito em risco em Cascavel

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é preso após confusão por demora no PAI

Brasil Urgente
Londrina e região

Campanha do Brasil Urgente arrecada R$ 72 mil para ajudar idoso

Cidade
Londrina e região

Operação com GM, PM e CMTU apreende 15 veículos no Centro

Cidade
Londrina e região

Preso por descarte ilegal, freteiro apresenta versão do ocorrido

Cidade
Londrina e região

Cid Ribeiro visita João Daczuk em Apucarana e anuncia casa nova

Podcasts

Podcast Aleluz | EP 2 | A Força da Resiliência

Podcast O Construtor | EP 6 | Identidade e Tendências na Arquitetura | Juliana Meda

Café com Edu | EP 84 | O Verdadeiro Sentido da Prosperidade | Leandro Parra

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.