Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Novo boletim da dengue confirma mais um óbito provocado pela doença

Paciente que faleceu em decorrência da dengue tinha 51 anos e residia na zona norte; desde o início do ano, foram cinco mortes confirmadas
08 mai 2025 às 17:02
Por: Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou boletim atualizado sobre a situação da dengue em Londrina. O relatório, com dados levantados até quarta-feira (7), mostra que a cidade registrou, desde a primeira semana de janeiro, 14.326 notificações para a doença. Desse total, 2.271 foram confirmados e 7.677 descartados. Continuam em análise outros 4.378 casos, que permanecem em andamento.


Quanto aos óbitos, o município confirmou mais uma morte provocada pela doença. Uma paciente do sexo feminino faleceu aos 51 anos, no dia 10 de abril, durante internação em hospital de Londrina. Moradora da zona norte, ela sofria de doenças crônicas (hipertensão e obesidade) e procurou o hospital diretamente quatro dias antes do falecimento, sendo encaminhada para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no dia seguinte. Com mais esse caso, a cidade acumula cinco óbitos por dengue, em 2025.


O boletim epidemiológico também trouxe dados sobre os casos de chikungunya. Com cinco notificações, a cidade confirmou apenas um caso importado, ou seja, diagnosticado em Londrina porém contraído fora da cidade. Três casos permanecem em análise e um foi descartado.



Foto: Reprodução/ SMS

Segundo o mapa que apresenta a incidência de casos por área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), desde a semana passada houve crescimento de notificações nas regiões do Milton Gavetti e Novo Amparo (zona norte), Ouro Branco, Cafezal, Jamile Dequech e União da Vitória (zona sul). E a incidência de casos está classificada como “elevada” no distrito de Maravilha.

Outras notícias

Motorista de caminhão é preso com quase uma tonelada e meia de maconha em Cambé

Com nove meses de atraso, prefeitura conclui duplicação da Avenida Saul Elkind

Antigo "Palácio do Futsal" em Londrina segue abandonado e será leiloado


Para o gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Nino Ribas, a cidade vive um momento de alerta para a dengue. “Temos um número de casos notificados e positivos dentro da média histórica do município. Então estamos em um cenário em que a população tem que manter a atenção e remover os criadouros dos quintais. Vimos, pelo mapa de incidência de casos, que a região oeste, que antes nos chamava muita atenção, está mais tranquila após as ações intensificadas. Agora temos um olhar para a zona sul, a região do Ouro Branco, que teve um aumento nessa última semana”, avaliou.



Foto: Vivian Honorato/ SMS

Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, chikungunya e zika vírus, o setor de Vigilância Ambiental da SMS tem intensificado as ações estratégicas. As atividades são realizadas diariamente, e incluem vistorias em imóveis e bloqueio de focos. Esse trabalho abrange imóveis residenciais, comerciais e terrenos baldios, com o objetivo de identificar e eliminar criadouros do mosquito. A aplicação de larvicidas e inseticidas é feita em depósitos de água que não podem ser eliminados e, quando necessário, as equipes realizam a nebulização com inseticidas em áreas com maior concentração de casos ou surto identificado, com o objetivo de reduzir a população adulta do mosquito.


Armadilhas (ovitrampas) são instaladas em diferentes regiões para captura de ovos do mosquito. Essa ferramenta permite identificar os bairros e locais com maior risco e direcionar ações prioritárias. Os agentes realizam, ainda, campanhas educativas e de mobilização social, para orientar os moradores sobre a importância da eliminação de criadouros domésticos, como recipientes com água parada, vasos de plantas, calhas entupidas e caixas d’água destampadas. Também são realizadas visitas domiciliares com entrega de material informativo.


Além disso, em parceria com diferentes órgãos municipais, como a Secretaria de Educação e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), são realizados mutirões de limpeza, roçagem de terrenos e recolhimento de inservíveis, especialmente em áreas com maior incidência de casos.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Influenciador faz apelo para que crianças não fujam de casa após caso de Ubiratã

Cidade
Imagem de destaque

Jovem perde a filha, luta pela própria vida e agora enfrenta nova batalha

Cidade

Corbélia terá 100% da área urbana asfaltada com liberação de recursos

Cidade

Tarifa dos EUA sobre produtos de madeira ameaça empregos em Bituruna

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Crianças encontradas na BR-369 fugiram de casa para conhecer influenciador, diz PRE

Cidade
Londrina e região

Crianças que fugiram para conhecer influenciador tinham como destino Londrina

Cidade
Londrina e região

Onda de frio registrada no Paraná é uma das mais intensas dos últimos anos

Brasil e mundo
Brasil

Bispo flagrado andando de calcinha e peruca diz que estava fazendo investigação pessoal

Cidade
Londrina e região

Mulher atropelada ao socorrer vítimas na BR-369 precisa de ajuda durante recuperação

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 23 | Mulheres na Tecnologia | Larissa Souza

Podcast Pod Tah | EP 23 | Paternidade, Adoção e Recomeço | Pablo Fares

Podcast Marketing Interno Cast | EP 5 | Do Zero à Reinvenção | Vinicyus Duarte

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.