Uma excelente alternativa de passeio com lazer na natureza estará disponível aos londrinenses e visitantes de Londrina neste fim de 2025, incluindo os períodos de Natal e Ano Novo. O Parque Municipal Arthur Thomas, amplamente reformado e reaberto ao público, ficará aberto normalmente, inclusive em fins de semana, feriados e recessos. As visitas serão diárias, de terça a domingo, das 8h às 17h, inclusive no Natal – dias 24 e 25 – e no Ano Novo – 31 de dezembro e 1º de janeiro.
As exceções são apenas as segundas-feiras, dia fixo de fechamento do local, que fica na Rua da Natureza, 155, Jardim Piza, região sul, próximo à Avenida Dez de Dezembro.
Desde que foi reaberto ao público, o parque já recebeu cerca de 10 mil visitantes, de acordo com a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). Apenas no primeiro fim de semana com os portões abertos, no início do mês, entre a sexta (5) e domingo (7), foram 7.500 pessoas circulando pelo local, sendo 6 mil somente no dia de atividades do “De volta ao parque”. De terça a sexta-feira, a média é de 200 visitantes, enquanto no sábado e domingo fica em torno de 1 mil e 1,5 mil pessoas, respectivamente.
O gerente de Parques e Biodiversidade da Sema, João Paulo Dias, informou que a unidade vem recebendo visitantes de diferentes regiões. “Tem gente vindo de Londrina e região metropolitana, famílias do estado de São Paulo, do Mato Grosso do Sul, de Brasília, e tivemos até um pesquisador da Holanda e uma família do Canadá. Essas informações foram obtidas por visitantes que interagiram com a equipe do Parque Arthur Thomas. Como não fazemos abordagens para perguntar a origem das pessoas, pode ter havido visitas de ainda mais localidades diferentes. Isso reforça a diversidade do público que frequenta o local, valorizando a área ainda mais”, frisou.
Este período de festas de fim de ano será uma oportunidade para as famílias e turistas conhecerem o parque revitalizado e aproveitarem momentos agradáveis de qualidade ao ar livre. “A população tem vindo, muitas famílias, grupos de jovens, escolas e igrejas. E o legal é ver a maioria respeitando todas as regras que propiciam a preservação ambiental do espaço. A retomada tem sido bastante positiva na visão das equipes da Sema”, relatou.
Área preservada e atrativa – Tradicional espaço público de preservação ambiental e lazer, a unidade é uma área de conservação da Mata Atlântica, sendo o último remanescente florestal de grande porte na zona urbana de Londrina, a apenas 3 km da região central. Com cerca de 85 hectares, o parque oferece trilhas de caminhada, lago com barragem, áreas de contemplação, lazer e mirante para cachoeira.
Todos esses ambientes foram revitalizados pela Prefeitura de Londrina ao longo de 2025. Com a reforma, foram incorporados ainda um novo parquinho infantil, academia ao ar livre, pista de caminhada e novas trilhas. Dessa forma, o equipamento público permite lazer, passeio, atividades físicas, pesquisas e contemplação.
Também fica no parque o local onde existiu a primeira usina hidrelétrica de Londrina e região, a Usina São José, também conhecida como Usina Cambezinho, inaugurada em 1939 e desativada em 1967, um dos marcos históricos do desenvolvimento de Londrina em suas primeiras eras.
Os ambientes preservados de fauna e flora são o grande atrativo aos visitantes do local, que conta com mais de uma centena de espécies de árvores, entre nativas e exóticas. São vários os animais silvestres que habitam o espaço, entre mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes, como macacos-prego, quatis, capivaras, gambás, cutias, pacas, tatus, garças, gavião carcará, sabiá-laranjeira, saracura-do-mato, lagartos, cágados, jabutis, sapos, rãs, entre outros.
Trilhas guiadas – A Sema proporciona trilhas guiadas gratuitas pelo Parque Arthur Thomas, voltadas a grupos escolares, idosos, empresas e instituições. Os interessados podem fazer a solicitação por meio de formulário on-line.
A assessora do setor de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Isidoro, informou que a equipe responsável recebe a solicitação e entra em contato para fazer o agendamento. “Realizamos somente atendimentos agendados. O projeto se chama ‘Descobrindo o Parque’ e permite uma vivência mais completa no passeio. Temos recebido muitos visitantes, inclusive em dias de semana, com pedidos para trilhas guiadas de grupos fechados”, destacou.
Equipe – Atualmente, a equipe de trabalho do Parque Arthur Thomas conta com funcionários da Sema e colaboradores, entre eles operários do Creslon, que contribuem com a manutenção da unidade. Há também terceirizados para limpeza de banheiros e salas. Os serviços incluem limpeza de trilhas e lagos, atendimento ao visitante, manutenção predial, controle da fauna e flora invasoras, manejo ambiental e atividades administrativas.