Quem estiver positivado para Covid-19 ou com suspeita da doença e passar por uma unidade de saúde de Londrina, vai ter o cartão transporte bloqueado de forma temporária. A decisão foi informada nesta terça- feira (26), após a publicação de um ato executivo pela CMTU, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização, nesta segunda-feira (27),
O bloqueio temporário começa nesta quarta-feira (28). Segundo o presidente do órgão, Marcelo Cortez, a medida tem o objetivo de evitar a circulação de pessoas com suspeita ou confirmação da doença, no período em que deveriam ficar em casa para evitar a transmissão do vírus. A intenção é impedir que o cartão transporte seja utilizado, ainda que com créditos ativos.
De acordo com o diretor de Transporte da CMTU, Wilson de Jesus, o bloqueio será feito imediatamente após o repasse de informações da Secretaria Municipal de Saúde à CMTU. Isso deve ser feito por relatórios diários. A restrição será de dez dias, a contar do início dos sintomas ou da data de coleta do exame RT-PCR nas unidades de atendimento espalhadas pela cidade.
Segundo o diretor, a providência foi uma ação da CMTU, em conjunto com a Secretaria de Saúde e Promotoria de Defesa do Consumidor em Londrina. A proposta foi apresentada no início do mês, em reunião realizada para debater as formas de prevenção ao coronavírus no transporte público.
Depois de expirado o período de dez dias previsto no termo de isolamento, o cartão transporte será desbloqueado automaticamente.