A Delegacia da Polícia Federal de Guaíra deflagrou nesta quarta-feira (18) a Operação Silverado, que tem como objetivo investigar e desarticular um esquema criminoso de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal, beneficiando familiares de criminosos condenados pela Justiça brasileira, mas que atualmente se encontram foragidos em países da região de fronteira.
De acordo com as investigações, os envolvidos utilizavam diversas estratégias para internalizar e ocultar a origem de recursos ilícitos, como a criação de empresas de fachada, movimentações em empresas reais com recursos oriundos do crime, uso de veículos e transporte de mercadorias. A ação de hoje é resultado de um trabalho aprofundado de análise financeira, fiscal e patrimonial, que identificou sinais claros da ostentação de bens obtidos por meio de atividades ilegais.
Mesmo com os principais líderes do esquema escondidos em países vizinhos, a operação tem como foco a recuperação de ativos relacionados a crimes, buscando não só indenizar os prejudicados, como também reverter ao Estado os lucros obtidos com a atividade criminosa.
Na ação desta quarta-feira, foi cumprido um mandado de busca, apreensão e sequestro em Cascavel, expedido pela 1ª Vara Federal de Guaíra. Durante o cumprimento, foi preso um dos maiores contrabandistas da região de Guaíra, que estava foragido da Justiça brasileira há mais de 10 anos.