O Conselho de Administração (CA) da UEL aprovou, na última quarta-feira (6), a prorrogação para a conclusão do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023/2027. Com a dilação do prazo, o PDI, que seria concluído até 30 de setembro, deverá ser entregue até 30 de abril do próximo ano.
O novo prazo atendeu solicitação da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), considerando a necessidade de concluir a segunda etapa do Plano, que prevê leitura e análise das sugestões feitas pela comunidade interna e externa, revisão dos objetivos e construção da nova versão. Pelo novo cronograma aprovado, o PDI deverá ser encaminhado à Administração da UEL até dezembro deste ano. No início de 2024 ele será encaminhado para análise final das instâncias da Universidade.
O PDI vai apontar diretrizes estratégicas e orientar o processo de gestão a curto, médio e longo prazos, além da relação da Universidade com Londrina e com o sistema educacional do Paraná. O último PDI da UEL foi aprovado em junho de 2016, com previsão de avaliação das metas e ações a cada dois anos.
O pró-reitor de Planejamento, Sérgio Carvalho, explicou que o pedido de prazo maior foi justificado com os resultados da primeira fase do trabalho executado pela equipe da Diretoria de Avaliação e Acompanhamento Institucional da Proplan. Ao todo, 904 estudantes, professores, agentes universitários e membros da comunidade externa participaram da consulta pública.
Além de solicitar a aprovação de novo prazo para finalização do trabalho, a Proplan apresentou aos conselheiros os resultados da consulta pública do PDI, realizada entre agosto e início deste mês, e que recebeu a colaboração de 904 pessoas. Desse total, participaram desta etapa 124 servidores, 360 professores, 10 representantes de entidades da sociedade civil, 381 estudantes e 29 egressos.