Dentro da política pública de enfrentamento às drogas, a Prefeitura de Cascavel vai destinar mais de R$ 2 milhões ao longo de 2025 para internações de pessoas com dependência química, incluindo os casos de internação involuntária. O recurso será utilizado em clínicas especializadas credenciadas para atender a crescente demanda no município.
Nos últimos meses, o número de usuários de drogas aumentou significativamente em Cascavel, o que também refletiu no crescimento da criminalidade, especialmente em furtos cometidos por dependentes químicos. Para enfrentar esse cenário, a Secretaria de Proteção à Mulher, Cidadania e Políticas sobre Drogas tem intensificado ações de apoio e acolhimento, e agora ampliará o serviço com o reforço financeiro.
As internações seguem critérios legais, com autorização médica e obrigatória comunicação ao Ministério Público nos casos involuntários. O pedido de encaminhamento pode ser feito inclusive por familiares, por meio de requerimento por escrito. Cascavel conta atualmente com cinco clínicas credenciadas.
Somente neste ano, 45 pessoas já foram internadas, sendo 14 de forma voluntária e 31 involuntária. Para os moradores, a medida além de promover o cuidado aos dependentes, também representa um avanço na segurança da cidade.