Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Prefeitura de Londrina emite alerta sobre aumento de casos de Hepatite A

Objetivo é reforçar a vigilância e intensificar as ações de prevenção nos serviços de saúde
23 set 2025 às 16:48
Por: Assessoria de Imprensa
Arquivo N.Com

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), emitiu um alerta epidemiológico sobre a hepatite A aos serviços de saúde da cidade. A medida foi tomada diante do aumento de casos, principalmente entre adultos jovens e com maior gravidade, registrado na 17ª Regional de Saúde, conforme o Ofício Circular Nº 092/2025 da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa). O município também enfrenta um crescimento significativo de casos. O objetivo é que os serviços de saúde aumentem a vigilância sobre situações com sintomas compatíveis e ampliem ações de prevenção e controle.


A hepatite A é uma infecção causada pelo vírus A (HAV), também conhecida como "hepatite infecciosa". “Na maioria dos casos, a doença é benigna, contudo o curso sintomático e a letalidade aumentam com a idade. Mais comum em crianças pequenas, a transmissão está relacionada às condições de saneamento, higiene pessoal, qualidade da água e alimentos. Nos adultos, além da água e alimentos, pode ocorrer pela relação sexual desprotegida, principalmente sexo oral/anal”, destaca o alerta.


Entre as ações de combate, a SMS reforça a vigilância epidemiológica. Todos os casos confirmados devem ser notificados em até sete dias úteis à Gerência Epidemiológica do município. A vacinação contra a hepatite A está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) para crianças de 15 meses a 4 anos.


A vacina também está disponível nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) para grupos como: portadores de hepatopatia crônica, pessoas com HIV/AIDS, imunodeprimidos, coagulopatias, candidatos ou transplantados de órgãos/células, asplenia e outros pacientes com condições especiais.


A vacinação também é estendida a usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), disponível no Centro de Referência Bruno Piancastelli Filho. “Reforçamos a importância da vacinação para crianças até quatro anos, usuários de PrEP e outros pacientes com agravos, conforme solicitação de imunobiológicos especiais”, destacou Fernanda Fabrin, diretora de Vigilância em Saúde da SMS.

Outras notícias

Falta de água recorrente incomoda moradores do Jardim da Luz, em Londrina

PCPR divulga foto de homem foragido pelo crime de estelionato em Arapongas

Corpo em estado de decomposição é encontrado em construção na Av. Dez de Dezembro


Outras orientações:


  • Higienizar água de consumo, alimentos e condições de saneamento;

  • Lavar mãos com água e sabão ou álcool 70% antes e após preparar alimentos, usar banheiro, trocar fraldas e manusear lixo;

  • Lavar frutas e vegetais crus; cozinhar alimentos de origem animal; beber água tratada, fervida ou filtrada;

  • Higienização de mãos, genitália, períneo e região anal antes e após relações sexuais; higienizar vibradores, plugs; usar preservativo.


Em Londrina, até 20 de setembro de 2025, foram confirmados 17 casos de hepatite A, quase o dobro de 2024, que registrou 9 casos. A cobertura vacinal para crianças de 1 a 4 anos atingiu 78,04%, enquanto no Paraná chegou a 82,4%.


Sinais e sintomas: podem incluir anorexia, náuseas, vômitos, diarreia, febre baixa, cefaleia, mal-estar, fadiga, aversão a paladar ou olfato, mialgia, fotofobia, desconforto no hipocôndrio direito, urticária, artralgia, exantema papular ou maculopapular. Posteriormente, podem surgir icterícia e hepatomegalia dolorosa, com melhora dos sintomas e recuperação clínica; em alguns casos, a fraqueza persiste meses.


Formas de transmissão: via fecal-oral, relacionada a saneamento básico, higiene pessoal, relação sexual desprotegida e qualidade da água e alimentos. O período de incubação varia de 15 a 45 dias, e a transmissibilidade vai de duas semanas antes dos sintomas até o final da segunda semana da doença.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Usina Cultural tem seis atrações na programação deste final de semana

Cidade
Imagem de destaque

Homem fica ferido ao ser prensado por porta de carro no bairro Coqueiral

Cidade

Árvore cai sobre carro e derruba poste na Av. Bandeirantes em Londrina

Cidade

Córrego Piza amanhece poluído após reabertura do Parque Arthur Thomas

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Cascavel e região

O que se sabe até o momento da morte de homem em veículo incendiado no Interlagos

Cidade
Londrina e região

Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) será inaugurado no aeroporto nesta quarta-feira

Cidade
Londrina e região

Queda de energia no Sistema Tibagi compromete abastecimento de água em Londrina

Cidade
Londrina e região

Juiz de Cambé é investigado por manter residência em Miami, nos Estados Unidos

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Podcast Pod Tah | EP 38 | Os Desafios do Empreendedorismo | Fernanda Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.