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Londrina e IFPR firmam convênio para atender crianças com altas habilidades e superdotação

Cerca de 40 alunos são atendidos inicialmente com aulas semanais envolvendo conteúdos diversos
24 abr 2025 às 08:42
Por: Assessoria de Imprensa

Os atendimentos especializados a alunos da rede municipal de ensino, com indicação de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), são fortalecidos e ampliados em Londrina, aprimorando a oferta do serviço. Isso porque a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Educação (SME), e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Londrina firmaram uma parceria para a realização de atividades de contraturno escolar voltadas a crianças de 8 a 10 anos. 


Inicialmente, cerca de 40 alunos – matriculados em 31 unidades escolares – são atendidos por este projeto, em paralelo com as atividades que eles já frequentam ofertadas pela Prefeitura. As aulas ocorrem uma vez por semana nas dependências do IFPR. Os estudantes continuarão sendo atendidos, normalmente, pela Sala de Recursos Multifuncional para Altas Habilidades/Superdotação (SRM AH/SD), da Secretaria Municipal de Educação, espaço que funciona no Polo Multidisciplinar e Intersetorial Maria Clara Dias Dutra, na região central de Londrina. Esse trabalho especializado é ofertado pela rede municipal desde 2017.


O IFPR oferta atividades em diferentes áreas de estudo, o que inclui conteúdos de robótica, biologia, química, física e outros. As aulas terão duração prevista de duas horas e irão ocorrer nos períodos matutino e vespertino, conforme os horários de aulas dos estudantes. E o quadro programático foi preparado por docentes de diversas especialidades – informática, biologia, química, física, enfermagem -, tendo como finalidade proporcionar um ambiente de aprendizado mais amplo e enriquecedor para as crianças.

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Também acompanha as aulas uma equipe de estagiários orientados pelos professores, e há acompanhamento efetivo de quatro professoras especialistas que atuam na SRM AH/SD.


As atividades começaram no dia 16 de abril. A aplicação das aulas é centrada em quatro modalidades: Empreendedorismo e Inglês; Pensamento Computacional e Computação Desplugada; Robótica Educacional e Atividades multidisciplinares.


Para a secretária municipal de Educação, Vânia Costa, a parceria inédita entre o IFPR e a Sala de Recursos Multifuncional da SME trará reflexos positivos para os alunos contemplados. “O projeto visa estimular o desenvolvimento dos estudantes em áreas como tecnologia, empreendedorismo, comunicação e linguagens, ofertando espaços bem equipados e com recursos apropriados. Trata-se de uma ação que busca atender esse público, possibilitando práticas de qualidade e vivências em diversos níveis de aprendizagem, algo que no ambiente do ensino regular torna-se mais limitado”, contextualizou.


A gerente de Formação Continuada da SME, Fernanda Casagrande, ressaltou que o convênio não gera custo financeiro à rede municipal de ensino. As famílias dos alunos atendidos pelo projeto ficam responsáveis em levar o aluno até o IFPR, podendo aguardar o término das atividades na biblioteca da instituição. “Certamente é um investimento de grande valia para a nossa sociedade, pois oportuniza a prática docente aos estagiários e aos alunos da rede municipal, permitindo a identificação das suas áreas de interesse”, frisou.


Por sua vez, a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFPR Campus Londrina, Gleice Almeida, enfatizou que o convênio reforça o compromisso mútuo com a inclusão. “Para o Campus Londrina do IFPR, é uma honra poder colaborar com a comunidade londrinense, contribuindo ativamente para uma cidade mais justa e inovadora. Essa colaboração reafirma o papel social e educacional do IFPR como agente transformador e parceiro estratégico do município”, destacou.



Sala de Recursos Multifuncional – A SRM AH/SD atende atualmente 56 alunos. Deste total, neste primeiro momento serão contemplados aproximadamente 40 alunos, do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, entre 8 e 10 anos de idade, matriculados em 31 escolas da rede municipal de ensino.


O atendimento especializado para alunos com altas habilidades e superdotação é ofertado para qualquer estudante que tenha passado pelo processo de identificação, respeitando as normativas da rede, independente da unidade em que esteja matriculado.


O trabalho realizado na Sala tem como foco o desenvolvimento das altas habilidades dos alunos, promovendo desafios que estimulem sua capacidade crítica, criativa e de resolução de problemas. As atividades e estratégias pedagógicas são planejadas de forma individualizada, levando em consideração as características e necessidades de cada estudante.


Por meio do projeto, o intuito é o enriquecimento dos conteúdos escolares do currículo formal, bem como temas que não estão presentes nos currículos convencionais, mas que sejam avaliados como pertinentes pelos professores e de interesse dos alunos.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

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