Diante da baixa procura pela vacina contra a gripe, a Prefeitura de Cascavel decidiu intensificar as ações para ampliar a cobertura vacinal. Neste sábado (24), durante a partida entre Futebol Clube Cascavel e Operário (MS), pela Série D do Campeonato Brasileiro, haverá um ponto de vacinação montado no Estádio Olímpico Regional Jacy Scanagatta.
A ação extramuro é promovida pelas secretarias municipais de Saúde e de Esporte. A aplicação das doses começa às 14h30 e seguirá até o fim da partida. O atendimento será realizado no portão de acesso C às cadeiras cobertas, e não será necessário ingresso para ser vacinado, mesmo que o acesso ao jogo seja pago.
A medida vem como resposta ao cenário preocupante da vacinação em Cascavel. Segundo o Programa Municipal de Imunização (PMI), das mais de 144 mil pessoas que integram o grupo prioritário, apenas 33,55% foram imunizadas. Entre os idosos, a cobertura é de 39%. Nas crianças, o índice é de apenas 24,21%, e entre as gestantes, o número é ainda mais crítico: somente 10,52% receberam a vacina.
Com a chegada do frio e o consequente aumento dos casos de síndromes respiratórias, a Secretaria de Saúde reforça o apelo para que a população se imunize. A vacina contra a gripe está disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde do município para pessoas a partir de seis meses de idade. A imunização protege contra as principais cepas do vírus influenza e é uma das formas mais eficazes de evitar complicações graves e hospitalizações.
As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h até 15 minutos antes do fechamento, sem pausa para o almoço. A orientação é que os moradores levem a carteirinha de vacinação, mas quem não tiver o documento também poderá receber a dose normalmente.
A Sesau já estuda novas ações fora das unidades para alcançar mais pessoas e conter o avanço das doenças respiratórias, que têm pressionado o sistema de saúde público e privado na cidade.