Quem saiu de casa cedo neste sábado (22) já percebeu: o inverno começou com tudo. As temperaturas baixas marcaram o primeiro dia da estação, que vai até 22 de setembro no Hemisfério Sul. E não é só o clima que muda, a rotina de muita gente também se transforma com a chegada do frio.
A estação teve início com o solstício de inverno, fenômeno que marca a noite mais longa e o dia mais curto do ano. Isso acontece porque o hemisfério Sul fica mais inclinado em relação ao sol, diminuindo a incidência de luz solar e fazendo as temperaturas caírem.
Apesar do frio, muita gente aproveitou para sair de casa e se movimentar. A prática de exercícios físicos, além de ajudar a aquecer o corpo, também melhora a circulação e fortalece o sistema imunológico, essencial nesta época do ano, quando aumentam os casos de gripes e resfriados.
O comércio também sente os reflexos da nova estação. As vendas de bebidas quentes disparam. A Cida, por exemplo, já notou o aumento na procura pelo tradicional cafezinho. Chocolate quente, chás e até quentão também têm boa saída, aquecendo o bolso dos comerciantes e o corpo dos clientes.