Todos os locais
Todos os locais
Cidade

Procuradoria-Geral apresenta sistemas que agilizam gestão de processos judiciais

15 abr 2024 às 22:19
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Emerson Dias/NCom

Nesta segunda-feira (15) à tarde, a Procuradoria-Geral do Município de Londrina (PGM) apresentou duas novas ferramentas tecnológicas que proporcionarão muito mais agilidade e eficiência à gestão dos processos judiciais.


Um dos sistemas lançados é o robô Átimo, desenvolvido pelos próprios servidores da PGM através de seu Laboratório de Inovação, o INOVALab. Por meio do uso da inteligência artificial (IA), a ferramenta realiza peticionamentos em lotes, atuando em milhares de processos simultaneamente e com grande velocidade e precisão. Dessa forma, evita bloqueios judiciais equivocados, reduz a possibilidade de ações judiciais contra o Município e ao mesmo tempo otimiza o fluxo de trabalho dos servidores.


Além da equipe da PGM, o desenvolvimento do Átimo contou com a participação do servidor André Santiago Costa, da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). O robô foi testado em março, com sucesso, no ambiente de produção do sistema Projudi, e será utilizado principalmente para o gerenciamento de processos na área de execução fiscal.


O procurador-geral do Município e secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, explicou que o novo sistema verifica automaticamente as situações dos processos e faz peticionamentos referentes a questões simples. Entre elas, está a extinção de processos judiciais em que já tenha sido liquidado o pagamento, através da execução fiscal.


“Nesses casos, o próprio robô verifica se já foi feito o pagamento, entra no sistema, faz a petição e envia para o Fórum sem nenhuma intervenção humana. Essa é uma verificação meramente procedimental, sem necessidade de elaboração intelectual, mas esses serviços hoje são executados pelos procuradores e pelos técnicos administrativos, e isso consome horas de trabalho”, afirmou Esteves.

Outras notícias

Homem que morreu ao ser deixado na UPA em Londrina já foi réu por homicídio

PRF apreende Jeep clonado no contorno oeste em Cascavel

Forças de segurança deflagram segunda fase de Operação e desarticulam quadrilha de roubos a bancos


De acordo com o procurador Leonardo Martin Garcia, o número de peticionamentos sob responsabilidade da Gerência de Execução Fiscal pode chegar a até 1.200 por semana.


“Um servidor leva em média dois minutos para cuidar de cada um desses processos. Portanto, o número de processos recebidos a cada semana equivale a 2.400 minutos, ou 40 horas de trabalho. O robô resolve todos esses 1.200 processos em cinco minutos, pois essa atividade é padronizada e repetitiva. Isso permite uma grande otimização e um remanejamento dos servidores para atuar em áreas mais estratégicas e que demandem um maior trabalho intelectual”, salientou Garcia.


Sistema de controle de processos de consultoria e contencioso 


A outra inovação apresentada hoje foi o sistema de controle de processos de consultoria e contencioso, desenvolvido no framework Oracle APEX. Essa ferramenta foi elaborada pelo diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Humberto Ferreira da Luz Júnior, e doada ao Município de Londrina.


O sistema possibilitará à PGM o controle dos documentos e processos administrativos recebidos, e que no momento é realizado por meio de planilhas preenchidas manualmente. Será utilizado, principalmente, para automatizar a verificação, inclusão, cadastramento e encaminhamento de informações. Além de proporcionar mais segurança quanto aos dados constantes em documentos e processos, a informatização permitirá a consulta em tempo real pelos setores internos e prevenirá a perda de informações.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Cinco pessoas são presas e ponto de tráfico é desarticulado em Quedas do Iguaçu

Cidade
Imagem de destaque

Polícia Civil conclui novo inquérito sobre irregularidades na Clínica Revive, em Cascavel

Cidade

Detento é socorrido na Casa de Custódia após cair de aproximadamente dois metros

Cidade

Três são presos e mais de 1,6 mil metros de redes são apreendidos em ação contra pesca predatória

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem de 49 anos morre após ser deixado na UPA do Jardim do Sol em Londrina

Cidade
Londrina e região

Médico é preso suspeito de importunar sexualmente mulher em hospital de Londrina

Cidade
Londrina e região

Médico é alvo de nova denúncia por importunação sexual; mulher procurou a Tarobá

Cidade
Londrina e região

Grave acidente deixa homem acamado e família pede ajuda para custear tratamento

Cidade
Londrina e região

Homem não aceita fim do relacionamento, agride e corta cabelos de mulher com faca

Podcasts

Podcast Heróis e Vilões | EP 3 | 99% da população é criminosa? | Walter Bittar

Podcast Café com Edu Granado | EP 8 | Álvaro Arruda

Podcast Falando de Gestão | EP 6 | Carreira Jurídica | Prof. Miguel Belinati Piccirillo

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.