Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Projeto de tecnologia, segurança e robótica educacional é inserido em escola pública de Londrina

Iniciativa transforma a Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico em referência no uso de inteligência artificial e robôs na educação pública
30 out 2025 às 14:30
Por: Portal Tarobá

A Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, localizada no Jardim São Vicente Palotti, na zona leste de Londrina recebeu um projeto inovador de tecnologia da empresa londrinense Xyron, especializada em tecnologia e engenharia de segurança.


A iniciativa, que integra soluções de segurança inteligente, controle de acesso e uso pedagógico de robôs com inteligência artificial, tem o objetivo de transformar a unidade em referência em inovação tecnológica na rede pública de ensino.


Com cerca de 500 alunos do pré-5 ao 5º ano, a escola está recebendo um sistema completo de automação e monitoramento que alia gestão, segurança e eficiência administrativa.


Segurança e gestão inteligente

O projeto inclui o controle de acesso com reconhecimento facial, por meio de duas catracas e quatro equipamentos de identificação com biometria facial, garantindo que apenas pessoas previamente cadastradas possam entrar na unidade. “A tecnologia permite o cadastro de estudantes, funcionários, prestadores de serviço e visitantes, com diferentes níveis de acesso, conforme a necessidade da escola”, explica Jeferson Leandro Diniz, diretor da Xyron e especialista em tecnologia e engenharia de segurança.

Outras notícias

Estado anuncia investimento de mais de R$ 5 milhões no Hospital do Câncer de Londrina

Motorista morre após caminhão explodir na PR-444 em Arapongas

CMTU leva curso de pilotagem defensiva a Bela Vista do Paraíso

O sistema também conta com um botão de pânico, que permite o destravamento imediato das catracas em situações de emergência, assegurando a evacuação rápida e segura do prédio.


Além disso, foram instaladas câmeras de monitoramento em pontos estratégicos, como corredores, entrada principal, refeitório, quadra e parquinho, ampliando o alcance da vigilância e a sensação de segurança da comunidade escolar.


Controle da merenda

Uma das inovações do projeto é o sistema de gestão da merenda escolar. Com dispositivos de reconhecimento facial instalados no refeitório, a escola passa a registrar em tempo real quantas refeições são servidas por turno escolar. O recurso permite gerar relatórios automáticos que facilitam o planejamento da quantidade de alimentos necessários, reduzindo desperdícios e otimizando o uso dos recursos públicos.


“Antes, a equipe precisava ir de sala em sala para contabilizar o número de alunos que fariam a refeição. Agora, com poucos cliques, a direção tem acesso a todas as informações do total de estudantes presentes e qual a quantidade de alimentos necessária para o preparo da merenda”, destaca Diniz.


Aplicativo de integração com a comunidade escolar

Outro destaque é o aplicativo NEXNEO, que será utilizado por pais, professores, alunos, direção e Secretaria Municipal de Educação. Através dele, os pais, por exemplo, terão acesso a várias informações sobre os filhos. 


“O sistema vai informar os responsáveis, por exemplo, se a criança entrou ou saiu da escola, ou se não compareceu à aula — o alerta é emitido 15 minutos após o horário de entrada”, explica o diretor.

O aplicativo também garantirá mais segurança na saída dos alunos, indicando quem está autorizado a buscá-los ao fim das aulas.


O app permitirá ainda o envio de comunicados e campanhas educativas realizadas pela Prefeitura de Londrina.


Robôs e inteligência artificial em sala de aula


Cinco robôs estarão disponíveis para o uso em sala de aula, sendo cada um utilizado por grupos de até cinco alunos. A implantação desta fase tem a assessoria e o acompanhamento da professora doutora Ana Mauricéia Castellani, contratada pela Xyron. Ela coordena a implantação dos robôs educacionais Little Bot, programados com linguagem adequada à faixa etária dos alunos e recursos de interação sensorial e por fala.


“Os robôs são aliados no processo de ensino-aprendizagem. Eles podem ser usados para contar histórias, ensinar o sistema solar, desenvolver leitura, estimular o raciocínio lógico e a consciência fonológica — tudo de forma lúdica e interativa”, explica Ana Mauricéia.


Com tela de alta definição de 5 polegadas, sensores de toque, movimento e gravidade, o Little estimula a participação ativa e o aprendizado por meio da curiosidade. Segundo a pesquisadora, o projeto também será um importante instrumento de inclusão, especialmente para alunos neuro divergentes, que se beneficiam da interação mediada por tecnologia.


A equipe da Xyron vai capacitar os professores, abordando letramento digital e em inteligência artificial, para que possam integrar os robôs ao planejamento pedagógico com intencionalidade e propósito educativo.


Validação e expansão 


Essa implantação faz parte de uma Prova de Conceito (POC) — etapa de validação técnica e pedagógica do projeto — que, após os resultados iniciais, poderá ser expandida para outras escolas.


“Nosso propósito é mostrar que a tecnologia pode estar a serviço da educação pública, gerando eficiência, segurança e novas formas de aprendizado. Londrina tem potencial para ser referência nacional nessa área”, conclui o diretor da Xyron, Jeferson Diniz.


Sobre a Xyron


A Xyron é uma empresa de tecnologia e engenharia de segurança com sede em Londrina. Atua no desenvolvimento de soluções integradas de automação, monitoramento e inteligência artificial. É a primeira fábrica brasileira de robôs voltada para  segurança, educação, ambientes  corporativos e residenciais.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Toledo celebra 73 anos com show da dupla sertaneja César Menotti e Fabiano

Cidade
Imagem de destaque

Motociclista fica ferido ao bater de frente com carro na contra mão em Cascavel

Cidade

Prefeitura realiza Recadastramento Imobiliário após 24 anos de defasagem

Cidade

Câmara de Vereadores convoca Sanepar para explicar falta de água e vazamentos

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Cascavel e região

O que se sabe até o momento da morte de homem em veículo incendiado no Interlagos

Cidade
Londrina e região

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade
Londrina e região

Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) será inaugurado no aeroporto nesta quarta-feira

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Podcast Pod Tah | EP 38 | Os Desafios do Empreendedorismo | Fernanda Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.