A Prefeitura de Londrina teve uma manhã movimentada neste sábado (08), com pelo menos 196 pessoas agendando horário para receber orientações sobre o pagamento do IPTU de 2025, incluindo pedidos de isenção, parcelamento, entre outros assuntos.
Wanda Kono, diretora de arrecadação da Secretaria da Fazenda, destacou que o principal público do plantão são os idosos, que não estão familiarizados com os sistemas online da Prefeitura e buscam,principalmente, o benefício da isenção do IPTU, que pode ser adquirido por idosos acima dos 63 anos, deficientes ou em caso de viuvez. mas alguns requisitos precisam ser cumpridos, como ter um único imóvel em Londrina, residir nele e receber até 5 salários mínimos.
O atendimento é oferecido mediante agendamento prévio, acessível pelo sistema online no portal da Prefeitura (clique aqui) ou pelo número 3372-4424 (WhatsApp). Inicialmente, foram abertas 160 vagas para este plantão, mas, devido à alta demanda, o município abriu mais 40 vagas.
Vale ressaltar que a movimentação na Praça da Fazenda tende a aumentar nos períodos que antecedem os vencimentos dos prazos para pagamento do IPTU. O primeiro lote venceu no dia 31 de janeiro, e o segundo vence no dia 14 de fevereiro. Assim, o atendimento especial realizado no sábado contribui para que mais pessoas consigam acessar os serviços.
A diretora de arrecadação, Wanda Kono, reforçou que todas as solicitações podem ser feitas através do site do município, mas a secretaria está a disposição da população durante toda a semana, no saguão da prefeitura, para tirar dúvidas e auxiliar os contribuintes.