Cidade

Recape na Avenida Duque de Caxias interdita parcialmente o trânsito

08 nov 2022 às 11:57

Na região central do município, a Prefeitura de Londrina deu início a um novo trecho de recuperação de pavimento na Avenida Duque de Caxias, que passa a receber recape asfáltico a partir da Rua Benjamin Constant, até a Avenida Juscelino Kubitschek. Nessa etapa, a execução será feita no sentido da pista que vai da região central rumo à parte sul da cidade, totalizando pouco mais de 1,2 km de extensão.


Os motoristas que trafegarem por essa região devem ter atenção, uma vez que haverá interdição parcial de pista, conforme a progressão das atividades. No entanto, a passagem de veículos estará liberada em pelo menos um dos dois lados da avenida. A sinalização é feita pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que também será responsável por implantar a sinalização horizontal no trecho revitalizado. Por sua vez, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) fiscaliza a atuação da empresa terceirizada responsável.


Anteriormente, essa via, que é uma das mais importantes e movimentadas de Londrina, interligando diferentes áreas, já recebeu outros dois trechos de recape. O primeiro foi realizado da avenida JK até a rua Henrique Dias, e o outro a partir da rua Almirante Barroso até a JK, ambos finalizados em setembro deste ano.


Ao todo, os serviços de melhoria no terceiro trecho somarão quase 11 mil m² de execução, com a aplicação de mais de 820 toneladas de massa asfáltica (CBUQ) para a nova camada de pista. O investimento para este trabalho é de R$ 465 mil, aproximadamente, com recursos próprios municipais. E a responsável por operar as ações é a empresa Axial, que também fez os primeiros dois trechos. A previsão é que o recape seja finalizado até a próxima semana, caso as condições climáticas não interfiram.


Como preparação para o recape asfáltico contratado, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação fez trabalhos de fresagem e retirada de trechos de pista com “borrachudos”. Com isso, foram removidas partes da capa asfáltica antiga, deteriorada ou com deformidades, bem como o nivelamento da pista.


Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, a revitalização do asfalto da Duque de Caxias é parte do cronograma da Prefeitura, por meio do qual várias frentes de atuação vêm permitindo melhorar a qualidade da pista na cidade. 


“A Duque de Caxias suporta um tráfego intenso, com veículos pesados, milhares de automóveis circulando diariamente e inúmeras linhas de ônibus, de norte a sul. O piso estava degradado e as ações de tapa-buracos não são suficientes para uma conservação mais concreta nesse caso, então estamos agindo para renovar o pavimento de forma sólida e garantir mais segurança e fluidez a estes trajetos”, comentou.


Para Canhada, é dever do poder público fazer com que a cidade possa ter o retorno daquilo que a população contribui. “Assim como em outras tantas áreas de serviços importantes, a gestão do prefeito Marcelo Belinati trabalha com empenho para cuidar da malha asfáltica. São diversas obras e investimentos importantes, seja com recursos próprios ou outros, atendendo todas as regiões”, finalizou.