Cidade

Sanepar diminui problemas em mais de 60% após criação de Comissão da Câmara

25 out 2023 às 21:17

A Comissão Especial de Fiscalização da Sanepar da Câmara de Londrina se reuniu, na manhã desta quarta-feira (25), na Prefeitura, com diretores estaduais da Companhia de Saneamento do Paraná, representantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar), secretários e servidores municipais para tratar dos serviços prestados pela empresa em Londrina. A reunião havia sido solicitada no final do mês passado, quando a comissão esteve em Curitiba, na sede da Sanepar, para apresentar os problemas enfrentados pelos londrinenses.


No encontro desta quarta, os representantes da Sanepar apresentaram um balanço dos investimentos realizados na cidade e um plano de trabalho em relação às cobranças feitas pela comissão especialmente sobre os serviços de recomposição de pavimentação após obras da companhia, com casos de má execução e atrasos em relação aos prazos estabelecidos em contrato.


O vereador Chavão (Patriota), presidente da Comissão, explicou que os índices de atraso na conclusão das obras diminuíram desde fevereiro, quando a comissão especial foi criada. “Um serviço que em fevereiro estava em atraso em 86% dos casos, hoje eles baixaram para 20% e a estatística é que até dezembro este índice fique em 3%, não tendo mais acúmulo. […] O trabalho da comissão foi muito importante. Por meio do canal de comunicação [número de Whatsapp para denúncias,] pudemos constatar várias situações de problemas e as repassamos diretamente para a Sanepar e Agepar. Eles ‘bolaram’ um plano de serviço que vão nos apresentar [por escrito]. Vejo que a comissão teve um grande avanço nesta melhoria. Ficamos contentes, mas temos muito o que melhorar ainda”, afirmou.


Entre 27 de março e 31 de maio, a comissão especial disponibilizou um número de WhatsApp para a população relatar problemas com os serviços da Sanepar e de terceirizadas da companhia. Neste período foram recebidas 218 reclamações referentes a obras e 40 relativas a outras situações, como vazamentos, tarifas e segunda via de boletos. Todas foram repassadas à companhia e ao Município, contratante do serviço, com o pedido de providências.


Durante a reunião, a Sanepar informou ter 11 obras em andamento em Londrina para ampliação dos sistemas de abastecimento de água e de captação de esgoto, com investimento total de R$ 345 milhões, incluindo serviços com previsão de serem licitados ainda neste ano. Quando os trabalhos estiverem finalizados, a intenção é aumentar em 22,78% o volume dos reservatórios e em 2,2% o tamanho da rede de distribuição.


*Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Londrina.