O secretário de Obras de Cascavel, Sandro Camilo Ranci, esteve no programa Primeira Hora nesta quinta-feira (09) para detalhar as obras em andamento no município, com foco nas mudanças implementadas nas últimas semanas. Ele falou sobre o novo binário na Rua Alexandre de Gusmão, que entrou em operação nesta quinta-feira, e que faz parte do projeto de revitalização da Avenida Carlos Gomes.
O objetivo da mudança é melhorar a mobilidade urbana em Cascavel, embora o secretário tenha alertado para possíveis confusões iniciais no trânsito, já que a obra é complexa. O viaduto da Rua Alexandre de Gusmão, entregue no ano passado, foi o ponto de partida para as modificações atuais, que envolvem a reorganização do fluxo de veículos na cidade.
Com a implementação do binário, a Avenida Carlos Gomes não contará com faixa exclusiva para ônibus. O secretário explicou que quem segue do Centro para o Bairro deverá utilizar a Carlos Gomes, enquanto o fluxo Bairro-Centro será feito preferencialmente pela Rua Alexandre de Gusmão. A expectativa é que a Rua Alexandre de Gusmão absorva um fluxo maior de veículos no sentido Bairro-Centro do que a própria Avenida Carlos Gomes, que também tem a possibilidade de absorver esse fluxo de veículos.
A revitalização também contempla melhorias para os comerciantes da região, como a manutenção de estacionamento em ambos os lados da Carlos Gomes. Além disso, a Rua Alexandre de Gusmão contará com ciclovia e redutores de velocidade, especialmente antes da pracinha, e no cruzamento com a Rua da Lapa, onde um semáforo foi instalado para melhorar o tráfego.
A obra da revitalização da Avenida Carlos Gomes está em sua fase final, com 29% ainda por concluir. O que falta para a finalização inclui a construção das calçadas, o paisagismo e a arborização do canteiro central. O secretário afirmou que os serviços pesados já foram concluídos e que, em breve, a área será entregue completamente reformada à população.