Na Semana Nacional da Execução Trabalhista, que acontece até esta sexta-feira (22), Londrina recebe o Mutirão na Justiça do Trabalho para acelerar o pagamento de dívidas de ações trabalhistas já julgadas.
O mutirão inclui várias atividades, como realização de audiências, leilões judiciais, pesquisas patrimôniais em prol da busca de bens daqueles devedores que não pagaram dívidas. A ação auxilia a pessoa ganhadora da causa para o recebimento e ajuda tambpem empresas a quitar dívidas e liberar a inscrição do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).
Segundo Rodrigo Clazer, Coordenador do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) de Londrina, a solução mais justa dentro de um processo é a conciliação entre as partes, então as equipes buscam facilitar o processo.
As audiências de conciliação em processos em fase de execução podem ser solicitadas por qualquer uma das partes em todas as 97 Varas do Trabalho no Paraná e para os processos em execução no 2º grau, no TRT-PR. No ano passado, a Justiça trabalhista paranaense realizou a movimentação de R$ 177,7 milhões durante a Semana da Execução Trabalhista. Com isso, o TRT-PR teve o melhor desempenho entre os tribunais de médio porte e o quarto melhor desempenho nacional. Ao todo, foram realizadas 4,4 mil audiências em todo o Paraná e atendidas 18,2 mil pessoas. Nacionalmente, o mutirão movimentou mais de R$ 2,8 bilhões e atendeu 287 mil pessoas em 58,2 mil audiências.