A sorveteria destruída por uma enxurrada durante o temporal na noite de terça-feira (25), em Apucarana (PR), funcionava há pouco mais de uma semana. O estabelecimento, inaugurado em 15 de março na Avenida Aviação, teve a parede dos fundos rompida pela força da água que invadiu o local, estourou a porta de blindex e arrastou móveis, sorvetes e freezers para fora do comércio. Outro imóvel ao lado da sorveteria também foi alagado. Até a publicação desta reportagem, os prejuízos não haviam sido calculados.
O proprietário da sorveteria David Vieira disse que perdeu tudo. "Só salvamos algumas cadeiras de plástico. Lá tinha balcão caixa, freezer e sorvetes que foram perdidos", relata.
Vieira relata que montou a sorveteria para a esposa trabalhar e ainda não sabe como fará para reestruturar o estabelecimento. "Foi um volume muito grande de chuva ontem (terça-feira)e deu esse prejuízo pra gente", comentou.
De acordo com ele, havia uma barreira de contenção de água no prédio vizinho, ao fundo da sorveteria, que foi retirada na terça-feira. "Acredito que o dono do prédio não sabia", informou.
O proprietário conta que soube do alagamento às 7 horas desta quarta-feira (26) e ainda não calculou o tamanho do prejuízo. "Inauguramos há uma semana e ainda tenho dívidas desse do investimento que fizemos para montar a sorveteria", disse.
Uma câmera de segurança registrou o momento em que a enxurrada arrasta freezers, cadeiras e mesas para fora da sorveteria. A situação foi causada pelo acúmulo de água nos fundos do imóvel que fizeram a parede ceder.
Na manhã desta quarta-feira (26), trabalhadores estavam no local, realizando a limpeza. Imagens revelam uma grande quantidade de terra dentro da sorveteria, além de danos no forro de PVC. Uma retroescavadeira foi acionada para ajudar na remoção dos entulhos e minimizar os danos causados pela tempestade.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Apucarana registrou 48 milímetros de chuva na terça-feira (24).