Cidade

Trânsito é monitorado com alta tecnologia, mas motoristas não respeitam regras

24 jun 2024 às 12:13

Você está sendo filmado no trânsito também, sabia? Em alguns pontos da cidade funciona o sistema de videomonitoramento. São essas câmeras que estão na maioria na Rua Paraná. Elas são emprestadas da guarda municipal, desde 2022, e estão focadas nas infrações dos motoristas. Tudo é gerado em tempo real para a central de monitoramento da Transitar. Olhos atentos, vidrados na tela para flagrar qualquer irregularidade. Nem precisamos esperar muito, a primeira multa já veio no cruzamento entre as Paraná e Pio XII. 

Só hoje de manhã foram dezenas de multas aplicadas. Além do uso do celular, parada sobre a faixa de pedestres, falta de cinto de segurança, estacionamento na calçada, estacionamento em fila dupla, criança fora da cadeirinha e lixo jogado pela janela do carro são as irregularidades possíveis de serem feitas a partir do videomonitoramento. A câmera consegue imagens bem aproximadas. Se tiver dúvida, o agente não registra. Já se tiver certeza, tudo é bem rápido, em menos de 1 minuto, a multa já está no sistema. 


Início da manhã e fim do dia são os períodos campeões de registros de infrações. A ferramenta é um importante meio para fiscalização, que se soma ao trabalho dos agentes de trânsito nas ruas e os radares. 


Estar sob a mira das câmeras te conforta ou te assusta? Os motoristas têm diferentes opiniões.