O uso irregular das caixas de transporte por motofretistas tem sido alvo de alerta para a população. Práticas comuns, como transitar com a tampa da caixa aberta ou com carga exposta, geram riscos de acidentes.
O alerta foi feito por Luciane de Moura, Coordenadora de Educação no Trânsito da Transitar, em reportagem que mostrou o flagrante de um motociclista nessa situação, considerado perigo para o trânsito.
Em entrevista, a coordenadora reforçou a importância de seguir as normas de segurança. Segundo ela, a carga deve ser transportada em um baú e dentro das dimensões corretas, conforme definido em resolução. Andar com a tampa aberta ou cargas expostas pode fazer com que o conteúdo seja arremessado, provocando novos acidentes.
Apesar de ser uma medida de segurança para o profissional e demais condutores, a regra é frequentemente ignorada, aumentando a necessidade de conscientização. A coordenadora reforça que a regularização no transporte de cargas é fundamental para garantir a segurança de todos.