Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

UBSs atendem mais de 100 mulheres no período noturno nesta quinta-feira em Londrina

Cinco unidades estiveram abertas, nas regiões norte, sul, leste, oeste e central, para atender especificamente o público feminino em campanha do Mês Mulher; ação prossegue por mais duas quintas-feiras e dois sábados
14 mar 2025 às 12:33
Por: Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou o balanço dos atendimentos realizados na noite de ontem (13), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que abriram no período noturno, das 19h às 22h, especificamente para atender o público feminino. Ao todo, 180 mulheres que agendaram atendimento, das quais 107 compareceram às unidades que estiveram abertas por região: UBS Maria Cecília, na região norte; UBS União da Vitória, na região sul; UBS Armindo Guazzi, na região leste, UBS Alvorada, na região oeste; UBS Vila Brasil, na região central.


Durante os atendimentos, as 107 mulheres fizeram coleta de preventivo, conhecido como Papanicolau, que permite detectar alterações no colo do útero. Deste total, àquelas que estavam dentro dos critérios, como faixa etária ou queixas, foram solicitados outros exames, como mamografias (36 agendamentos), ultrassonografias endovaginal (19 agendamentos), e ultrassonografias de mamas (12 agendamentos).


O público elencado para atendimento campanha são mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, para a coleta do preventivo, e 50 a 59 anos, para a realização da mamografia, pois se trata da faixa etária de maior incidência, tanto do câncer de mama quanto do câncer de colo uterino. Quem está fora da faixa pode realizar os exames em outros momentos, durante a semana, nas agendas eletivas da unidade, pois estas ações são contínuas durante o ano todo e intensificadas no Mês da Mulher.


De acordo com a enfermeira e coordenadora de Saúde da Mulher na Atenção Primária SMS, Priscila Colmiran, esta ação representa uma oportunidade que a Prefeitura oferta às mulheres, para promover o autocuidado e a prevenção, principalmente relacionada aos cânceres de mama e de colo de útero. “O horário noturno visa atender aquelas mulheres que trabalham ou que têm alguma dificuldade de sair do seu domicílio em horário comercial”, disse.


Durante os atendimentos, as mulheres passam por consulta e avaliação com a enfermeira da unidade e os exames são solicitados de acordo com a necessidade de cada usuária. “Além dos exames preventivos e mamografia, existe a possibilidade de fazer a solicitação de exames de ultrassonografia e laboratoriais, de acordo com a necessidade da usuária. Além disso, a ida até a unidade é uma oportunidade para conhecer quais serviços as UBSs ofertam, pois temos grupos fantásticos, por exemplo, de atividade física, fisioterapia, nutrição, psicologia, e tudo isso impacta de forma positiva na qualidade de vida. Essas práticas ajudam na prevenção, não somente do câncer, como também de outras doenças crônicas, entre elas hipertensão e diabetes”, detalhou Colmiran.

Outras notícias

Queda de energia no Sistema Tibagi compromete abastecimento de água em Londrina

Câmara de vereadores de Cafelândia homenageia PMs por projeto de educação no trânsito

Quase 3,6 toneladas de maconha e fuzis são retirados de circulação em Icaraíma


A SMS registrou, no primeiro dia da ação, uma taxa de 41% de mulheres que agendaram atendimento, mas faltaram. Dos 180 atendimentos agendados, 107 compareceram. “É muito importante que as mulheres que agendaram atendimento compareçam, porque agendar e não comparecer tira a oportunidade de outras mulheres serem atendidas. Sabemos que há um certo desconforto para realizar os exames, mas eles são de fundamental importância, pois quanto mais rápido diagnosticar um câncer, maior a chance de cura, em torno de 90%, no caso dos cânceres de mama e de colo de útero, quando diagnosticados em tempo oportuno”, reforçou.


Uma das mulheres que foi atendida na quinta-feira (13) à noite foi a assistente administrativa Dayane Muller. Ela contou que fez o agendamento pelo link de forma rápida e com muita tranquilidade. “É bem rápido para fazer o agendamento e sem dificuldades. Eu fiz o exame preventivo, o Papanicolau, e marquei a mamografia. Achei esta iniciativa da Prefeitura, de abrir a UBS no período noturno, muito boa, porque ajuda muito quem trabalha durante todo o dia e precisa do serviço”, relatou.


A técnica de Enfermagem, Ester Elza Anselmo de Oliveira, também participou da campanha. Ela contou que há cinco anos teve um câncer, descoberto no grau três, justamente por não fazer exames com frequência. “É importante fazermos estes exames de rotina para detectar o câncer em estágio inicial, pois sabemos que as chances de cura são muito maiores. Quando descobri, o meu câncer já estava no grau três, mas deu para tratar, fazer a quimioterapia e radioterapia, e graças a Deus estou curada. Contar com esta campanha, que abre as UBSs no período noturno, facilita muito para nós que trabalhamos durante o dia, pois as mulheres têm a vida muito corrida, por conta do trabalho, casa, filhos, e acabam deixando de se cuidar. Eu mesma, por muito tempo da minha vida, só pensava em trabalho, por isso descobri o câncer em estágio mais avançado. Então é fundamental tirarmos este tempo para nos cuidar”, expôs.


A abertura da UBSs no período noturno faz parte campanha “Mulher em Foco – Autocuidado e Prevenção”, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizada no Mês da Mulher, a fim de promover ações de saúde e cuidado ao público feminino. A iniciativa prosseguirá por mais duas quintas-feiras e dois sábados de março, nos dias 20, 22, 27 e 29.


Como participar – As mulheres que se enquadram na faixa etária de 25 a 64 anos que desejam atendimento precisam fazer o agendamento prévio no site da Prefeitura (clique aqui). As agendas dos quatro dias já estão abertas. Àquelas que tiverem dificuldade em realizar o agendamento on-line, podem realizá-lo diretamente na UBS mais próxima da residência.


Na próxima ação, na quinta-feira (20), participarão as seguintes unidades: UBS do Vivi Xavier (região norte), UBS do Pind (região sul), UBS do Armindo Guazzi (região lste, UBS do Santa Rita (região oeste), e UBS do Centro (região central). Os atendimentos acontecerão no mesmo horário, no período noturno, das 19h às 22h.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Luzes, união e recomeço: o verdadeiro sentido do Natal reforça vínculos familiares

Cidade
Imagem de destaque

Projeto Ressoar Social de Cascavel resgata famílias com cursos e ajuda alimentar

Cidade

Noite de autógrafos em Cascavel celebra potencial e inclusão de crianças atípicas

Cidade

Perseguição policial com troca de tiros termina em acidente e veículo apreendido em Londrina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Londrina e região

Jovem de 21 anos morre em confronto com a Polícia Militar na zona norte

Cidade
Londrina e região

Juiz de Cambé é investigado por manter residência em Miami, nos Estados Unidos

Cidade
Cascavel e região

Homem é encontrado morto no banco traseiro de carro carbonizado em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Urgente: homem em surto faz refém e mobiliza polícia na zona oeste de Londrina

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Podcast Pod Tah | EP 38 | Os Desafios do Empreendedorismo | Fernanda Garcia

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.