Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

UEL mantém preço público de inscrição para o Vestibular 2026

Para esta edição, o valor continua em R$ 181,00, o mesmo praticado na edição anterior
19 jun 2025 às 09:04
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: O Perobal

Em reunião do Conselho de Administração (CA) realizada nesta quarta-feira (18), a Universidade Estadual de Londrina (UEL) definiu pela manutenção do preço público da inscrição do Vestibular 2026, que será realizado nos dias 26 e 27 de outubro, com inscrições abertas no dia 1º de julho. Para esta edição, o valor continua em R$ 181,00, o mesmo praticado na edição anterior. A Resolução CA, com todas as especificações, será publicada nas próximas semanas no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) e no site do Vestibular UEL.


A decisão avaliou o contexto econômico e o investimento necessário para realização do Vestibular, desde a elaboração até a aplicação das provas. Para basear a deliberação do Conselho, foram apresentados dados referentes à última edição do Vestibular, realizado no ano de 2024, e estimativas projetadas para o Vestibular 2026. O CA votou por um valor de inscrição que acompanha a média adotada por Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná e de outros estados.


Segundo a reitora da UEL, Marta Favaro, a decisão dos conselheiros por manter o preço público de inscrição do Vestibular é mais um dos esforços da Universidade para não ampliar as barreiras financeiras para o acesso ao Ensino Superior. “Sabemos que, a cada ano, o custo de manter um processo seletivo do porte do Vestibular da UEL aumenta. Avaliamos as diversas implicações e, mesmo assim, a decisão é de manter o valor da inscrição. Essa é uma escolha que reflete nosso compromisso com a inclusão e com a democratização do acesso à universidade pública”.


Isenção


Os candidatos ainda podem solicitar a isenção do valor de inscrição do Vestibular UEL 2026 até o dia 26 de junho, por meio do processo de Análise Socioeconômica realizado pelo Serviço de Bem-estar à Comunidade (SEBEC). Todas as informações e critérios de solicitação estão disponíveis na página do Vestibular UEL


O benefício é direcionado para candidatos que frequentaram Ensino Fundamental e Médio completos em escola pública ou em escola particular, com bolsa integral, e que possuem renda per capita menor que dois salários-mínimos. 

Outras notícias

Influenciador faz apelo para que crianças não fujam de casa após casos de Corbélia

Jovem perde a filha, luta pela própria vida e agora enfrenta nova batalha

Corbélia terá 100% da área urbana asfaltada com liberação de recursos


Nesta modalidade, é concedida isenção total ou parcial do preço público do processo seletivo, possibilitando que os candidatos contemplados possam fazer a inscrição no Vestibular UEL com descontos de 30%, 50% e até 100% no valor da inscrição.



Formato do Vestibular 



Com adaptações do novo formato, o Vestibular UEL 2026 será realizado em fase única, nos dias 26 e 27 de outubro. 


A prova do primeiro dia passa a ter cinco horas de duração, com 60 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e a prova de Redação. A partir de agora a redação terá uma única proposta, diferente de antes quando os candidatos eram desafiados a redigir diferentes gêneros textuais.


O segundo dia permanece com o conteúdo de Conhecimentos Específicos, com questões discursivas, que passará a ter três horas de duração. A prova será aplicada para os vestibulandos inscritos em cursos concorridos, considerando a média da relação candidato/vaga igual ou maior a 10 (sistema universal), nas últimas três edições do Vestibular. Conforme a Resolução CEPE nº 032/2025, nesta edição, 12 cursos terão provas no segundo dia. 



Veja o calendário 


Foto: Divulgação

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Tarifa dos EUA sobre produtos de madeira ameaça empregos em Bituruna

Cidade
Imagem de destaque

OAB investiga denúncias sobre alimentação em penitenciárias de Cascavel

Cidade

Novos semáforos na rua Alexandre de Gusmão começam a funcionar

Cidade

Trincheira do Cascavel Velho será executada pelo município e obras devem começar em 2026

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Crianças encontradas na BR-369 fugiram de casa para conhecer influenciador, diz PRE

Cidade
Londrina e região

Crianças que fugiram para conhecer influenciador tinham como destino Londrina

Cidade
Londrina e região

Onda de frio registrada no Paraná é uma das mais intensas dos últimos anos

Brasil e mundo
Brasil

Bispo flagrado andando de calcinha e peruca diz que estava fazendo investigação pessoal

Cidade
Londrina e região

Mulher atropelada ao socorrer vítimas na BR-369 precisa de ajuda durante recuperação

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 23 | Mulheres na Tecnologia | Larissa Souza

Podcast Pod Tah | EP 23 | Paternidade, Adoção e Recomeço | Pablo Fares

Podcast Marketing Interno Cast | EP 5 | Do Zero à Reinvenção | Vinicyus Duarte

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.